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Análise do comportamento dos clientes, pessoa jurídica, do Itaú, da agência de Guaíba

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Autor Santos, Tatiana Chagas dos;
Orientador Coutinho, Josefina Maria Fonseca;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2666628808984953;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Análise do comportamento dos clientes, pessoa jurídica, do Itaú, da agência de Guaíba;
Resumo Para se adequar ao mercado atual e as suas atuais transformações, a compreensão dos consumidores e de seu comportamento é fundamental para o negócio. No setor bancário, cada vez mais competitivo, tem levado as organizações do ramo a buscar novas estratégias para se manter no mercado, tendo em vista que os produtos e serviços oferecidos não apresentam diferenciações significativas. Neste cenário as instituições financeiras estão se preocupado cada vez mais com a retenção de clientes e com o marketing de relacionamento, o que demanda conhecer, principalmente o comportamento do cliente após a sua primeira compra ter sido efetuada e focar ações para entender como manter o relacionamento e torná-lo rentável. A importância do estudo está voltada a entender o comportamento do consumidor, adquirir conhecimentos aplicados ao setor de serviços bancários e, também, buscar aprofundamento na área de marketing estratégico, que tem por objetivo a atribuição de valor ao cliente, gerando rentabilidade, lucratividade e retorno. Buscando uma resposta à questão apresentada, objetivam-se aqui analisar o comportamento dos clientes pessoa jurídica no segmento de micro e pequenas empresas do banco Itaú agência Guaíba, identificar os benefícios e os atributos determinantes na escolha do banco. Como referencial teórico, utilizou-se conceito de diversos autores, tratou-se sobre marketing de serviço, comportamento do consumidor, os estágios do processo de compra e as influencias no processo de compra. O método de pesquisa aplicado para chegar às respostas foram à qualitativa de caráter exploratório e em seguida a quantitativa de caráter descritivo. Como principais resultados identificou-se que a maioria dos clientes escolheu o banco por sua agilidade e identificam-se com o modo de relacionar-se do banco, acredita-se que em função da disponibilidade dos canais eletrônicos de autoatendimento, por proporcionar uma maior autonomia ao cliente. Os benefícios buscados pelos clientes é disponibilidade de crédito quando necessário. Os fatores considerados importantes ao adquirir um produto/serviço, o preço é apontado com grande importância na escolha do banco parceiro, juntamente com a ética e transparência da instituição. Sendo assim, os resultados destas pesquisas poderão ser utilizados para estreitar o relacionamento com o cliente.;
Palavras-chave Comportamento do consumidor; Marketing estratégico; Instituições financeiras;
Tipo TCC;
Data de defesa 2013-06-27;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10506;
Nivel MBA;
Curso Marketing Estratégico;


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