Resumo |
O presente trabalho procurou entender como as empresas Pégasus, Abstrata e Escarpe – companhias brasileiras já atuantes no exterior – inserem o processo de internacionalização em seu planejamento estratégico organizacional. A pesquisa compreende um estudo de campo, sendo a coleta de informações realizada por meio de revisão bibliográfica de fontes especializadas nas temáticas de gestão estratégica e internacionalização, e entrevistas não estruturadas com colaboradores da área internacional das empresas estudadas. Para tanto, esta monografia apresentou os conceitos de internacionalização, planejamento estratégico e recursos organizacionais atrelados à atividade exportadora e pode entender como as empresas analisadas percebem sua internacionalização. Verificou-se que a Pégasus contempla sua atividade internacional em seu planejamento como estratégia central para a redução da dependência do mercado norte-americano – tida como essencial para a sobrevivência do negócio. A Abstrata, por sua vez, percebe a internacionalização como meio de alcançar sua visão de tornar-se referência na América Latina de seu segmento de atuação. Já a Escarpe contempla sua internacionalização como estratégia complementar para a obtenção de retornos financeiros no curto prazo e para a tornar-se a empresa mais lucrativa do mundo no setor em que atua.; |