RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Estratégia de compras de produtos químicos para produção de solados de borracha na indústria calçadista: um estudo de caso

Mostrar registro simples

Autor Campagnolo, Marcelo;
Orientador Carmo, Francisco Duarte de Castro Ferreira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6548197149242877;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Estratégia de compras de produtos químicos para produção de solados de borracha na indústria calçadista: um estudo de caso;
Resumo O constante desafio imposto pela globalização tem levado as organizações a reavaliarem os seus processos de gestão, buscando alternativas que possam agregar valor e reduzir custos. Neste momento de mudanças, o departamento de compras passa a ter uma nova relevância nas organizações, podendo desempenhar um papel estratégico não só na redução de custos, mas fazendo uma ligação de toda a cadeia de suprimentos e ajudando a desenvolver e melhorar as relações com os fornecedores. Dentro deste novo contexto a gestão de compras busca garantir um equilíbrio entre as estratégias competitivas das empresas e os processos relacionados à função compras, ligando as atividades internas e externas da organização, e administrando o fluxo de informações, dinheiro, bens e serviços. O acirramento das concorrências faz com que as empresas tenham que explorar melhor as oportunidades do mercado, buscando comprar bem para poder vender bem, e para isso precisam otimizar os custos e maximizar o valor dos bens. Por isso a importância de ter um departamento de compras especializado para buscar, explorar e disseminar as novas tecnologias ou produtos, dando a sua contribuição na composição dos custos da empresa. Diante desta nova tendência, este trabalho apresenta um projeto de melhoria na aquisição de alguns itens como borrachas sintéticas, resinas de EVA e dióxido de titânio, classificados de acordo com sua problemática econômico-financeira, por meio de ferramentas de controle como a curva ABC. Os resultados obtidos com as alternativas propostas foram impactantes no ponto de vista da gestão de compras que tem o objetivo de agregar valor e reduzir custos para a organização.;
Palavras-chave :Gestão de compras; Redução de custos; Estratégia de compras;
Tipo TCC;
Data de defesa 2013-08-15;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10400;
Nivel MBA;
Curso Gestão Empresarial;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística