Autor |
Leitzke, Ivan Pagel; |
Orientador |
Lima, José Jerônimo de Menezes; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3867886066623487; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Mapeamento da produção acadêmica internacional sobre lições aprendidas entre 2003 e 2013; |
Resumo |
Este artigo tem por objetivo de mapear a produção acadêmica internacional sobre “Lições Aprendidas” no período de 01/01/2003 a 31/12/2013. Para o mapeamento, esta pesquisa analisou 2.836 publicações disponibilizadas pela Elton Bryson Stephens Company (EBSCO) nas bases de dados acadêmicas sobre os temas Business, Management e Information Technology, as quais foram submetidas a etapas de mineração de texto com o intuito de preservar a qualidade e credibilidade científica da pesquisa e para garantir o foco baseado em práticas de gestão de lições aprendidas. A pesquisa bibliográfica analisou uma amostra final de 8 artigos, a qual aprofunda e constitui o objetivo de estudo deste trabalho. Observa-se nas publicações dos últimos dez anos que grandes organizações já trabalham com efetivo programa de lições aprendidas, porém existem muitas empresas que ainda não possuem nenhum sistema efetivo de gestão do conhecimento, muitas vezes devido a problemas culturais, porém estas organizações têm percepção de que a informação e o conhecimento se consolidam como fatores importantes de diferenciação para a competitividade organizacional. Estas organizações têm consciência da importância para o seu futuro na adoção de um programa de lições aprendidas e percepção de que a informação e o conhecimento se consolidam como os principais fatores de diferenciação para a competitividade.; |
Palavras-chave |
Lições Aprendidas; Aprendizagem Organizacional; Gestão de Informação; Gestão do Conhecimento; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2014-02-28; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10383; |
Nivel |
MBA; |
Curso |
Gestão e Negócios de Tecnologia da Informação; |