Autor |
Piccoli, Luiza Machado; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7943376038476311; |
Orientador |
Gonçalves, Tonantzin Ribeiro; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6650257755307637; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Saúde; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Promoção da saúde na escola: das possibilidades e barreiras em meio a violência e ao sofrimento social; |
Resumo |
A presente pesquisa dedica-se a investigar a articulação entre os discursos de professores de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre – RS, com o contexto social em que estão inseridos. O objetivo é compreender como as visões dos educadores sobre os alunos, as famílias e a comunidade se relacionam com as possibilidades do fazer docente e a promoção da saúde no ambiente escolar. O estudo tem caráter qualitativo e é realizado a partir da coleta de dados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, observação participante e grupo focal. A discussão dos resultados é feita por meio da análise de conteúdo dividida em dois eixos temáticos que contemplam questões referentes a violência e ao sofrimento social e as possibilidades de promoção de saúde na escola. Apresenta-se a existência de uma complexa realidade social, contextualizada por dados sócio econômicos e um resgate histórico do ambiente em que o objeto de pesquisa está inserido. Contemplam-se as estratégias identificadas pelos professores para promoção de saúde no contexto escolar, levando-se em conta a dimensão social tomada a partir da territorialidade, demonstrando-se a imperativa consideração do sofrimento social e da violência simbólica para análise dos resultados. Considera-se a promoção de saúde na escola em direta articulação com a construção de possibilidades de ampliação da liberdade e autonomia. Conclui-se a necessidade de espaços de construção de ações transversais e intersetoriais para promoção da saúde, que resultem em engajamento e empoderamento comunitário.; |
Abstract |
The following research is dedicated to explore the relationship between the speeches of a Porto Alegre’s public system school teachers, and the social context in which they are inserted. The aim is to understand how the educators’ views about the students, the families and the community are related with the docent possibilities of teaching and promoting health in the school environment. The nature of the following study is qualitative and it is accomplished from the data compilation through semistructured individual interviews, active observation and focus group. The discussion of the results is carried out through content analysis divided into two distinct thematic categories that consider the discourses from the perspective of violence and of social suffering, and health promotion opportunities at school. It shows the existence of a complex social reality contextualized by socioeconomic data and an environmental historical rescue in which the research object is inserted. It embraces the strategies identified by teachers to promote health in the school environment taking into account the social dimension based on territoriality, showing the imperative consideration of social suffering and symbolic violence to analyze the results. It is considered the health promotion in school in direct connection with the construction of possibilities of expansion of freedom and autonomy. It is concluded the need to develop spaces of transversal and Intersectoral action for health promotion, resulting in commitment and community empowerment.; |
Palavras-chave |
Promoção da saúde; Escola; Professor; Alunos; Famílias; Health promotion; School; Teacher; Students; Families; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências da Saúde::Saúde Coletiva; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2016-09-28; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10353; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva; |