Resumo:
O objetivo desta dissertação foi investigar um modelo estrutural entre coparentalidade e problemas emocionais e comportamentais em adolescentes considerando a regulação emocional como mediadora. Além de especificar as relações diretas e indiretas entre as variáveis. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, transversal e explicativa, apresentada através de dois artigos empíricos. Foram avaliados 229 adolescentes com idade entre 11 à 18 anos. A coleta foi realizada em escolas, e os participantes responderam a um questionário sóciodemográfico, Inventário de Auto-avaliação de Jovens de 11 a 18 anos – YSR, Escala de Dificuldades de Regulação Emocional – DERS, Escala de Coparentalidade para Pais e Adolescentes – CI-PA e Escala de Comportamento Antissocial. No estudo 1 foi proposto um modelo estrutural entre a coparentalidade e sintomas internalizantes considerando a mediação da regulação emocional. No estudo 2 foi proposto um modelo estrutural de interação entre coparentalidade, regulação emocional e sintomas externalizantes, foram investigadas as relações diretas e indiretas existentes nesse modelo. Os resultados indicaram que a regulação é um importante mediador entre coparentalidade e sintomas emocionais e comportamentais em adolescentes. Ainda, a dissertação apontou a relevância da triangulação coparental como importante preditor de dificuldades de regulação emocional e consequentemente de sintomas internalizantes e externalizantes.