Abstract:
Considerando a influência das interações familiares no desempenho escolar, nesta dissertação buscou-se desenvolver e avaliar uma intervenção multifamiliar envolvendo famílias e alunos adolescentes com histórico de baixo desempenho escolar de duas escolas da rede pública de ensino fundamental de São Leopoldo/RS. Foram derivados dois estudos: o primeiro é um relato de experiência da intervenção realizada, que ocorreu em seis encontros, que tiveram a duração de noventa minutos, com atividades que visaram incrementar comunicação, interação afetiva e a autonomia nos membros do sistema. A utilização de recursos expressivos como instrumentos mediadores promoveu um ambiente lúdico, descontraído e de cumplicidade, que facilitou a expressão de emoções, incitou o insight e propiciou mudanças no sistema familiar. O segundo estudo foi empírico, de abordagem mista com delineamento pré-experimental com pré e pós-teste com este grupo, e avaliou os resultados das ações propostas em relação ao suporte familiar e ao desempenho acadêmico. A análise de conteúdo qualitativa apontou melhora no diálogo entre pais e filhos, maior união familiar e desenvolvimento de comportamentos relacionados a horários, regras e limites, elogios, autonomia e comprometimento com os estudos. Os conceitos escolares melhoraram e todos os alunos foram aprovados. Em conjunto, os dados revelam a importância de realizar intervenções no sistema familiar que auxiliem os pais a compreenderem a relevância de sua participação no processo de ensino-aprendizagem dos filhos e que promovam maior aproximação entre o sistema familiar e escolar, na busca da construção de espaços para reflexão sobre práticas educativas em ambos os contextos.