metadataTrad.dc.contributor.author |
Oliveira, Luiz Ronaldo Freitas de; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/4334757475215928; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Ramires, Vera Regina Röhnelt; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/2892124032875911; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Saúde; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
A participação dos pais na psicoterapia psicanalítica da criança; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
O objetivo desta tese de doutorado consistiu em investigar a participação dos pais na psicoterapia psicanalítica da criança através de três estudos empíricos. No primeiro, buscou-se identificar experiências de psicoterapeutas de crianças quanto às formas de inclusão dos pais no tratamento. Participaram 76 psicoterapeutas que responderam a um questionário online. Conforme os resultados, os profissionais incluem os pais na psicoterapia psicanalítica da criança e a participação dos familiares pode apresentar riscos e benefícios ao processo de psicoterapia. No segundo, investigou-se a percepção dos pais acerca de possíveis mudanças em crianças no decorrer das suas psicoterapias psicodinâmicas. Os participantes foram pais e mães de quatro crianças que responderam periodicamente a um questionário semiestruturado. Os resultados demonstraram que as mudanças percebidas pelos pais diziam respeito aos sintomas apresentados pelas crianças, ao seu funcionamento psicológico e às relações interpessoais e com a realidade externa. O objetivo do terceiro estudo, através do método de Estudo de Caso Sistemático, foi analisar o impacto da participação dos pais no processo terapêutico de uma criança. Os achados revelaram que as entrevistas com os pais tiveram efeitos sobre as sessões terapeuta-criança que imediatamente as sucederam. A partir dos resultados dos estudos foi possível verificar a importância da participação dos pais na psicoterapia de crianças. A inclusão dos pais durante esse processo produziu impacto no tratamento, os quais podem variar dependendo das características e dificuldades dos envolvidos no tratamento, a aliança estabelecida com o terapeuta e a habilidade que esse terá para trabalhar com os familiares.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
The aim of this doctoral thesis was to investigate the participation of parents in psychoanalytic psychotherapy of the child through three empirical studies. In the first, experiences of child psychotherapists regarding the inclusion of parents in the treatment were identified. Participants were 76 psychotherapists who answered an online questionnaire. According to the results, the professionals include the parents in the psychoanalytic psychotherapy of the child and the participation of the relatives can present risks and benefits to the process of psychotherapy. In the second, the parents' perception of possible changes in children in the course of their psychodynamic psychotherapies was investigated. Participants were parents of four children who answered a semistructured questionnaire results showed that the changes perceived by the parents were related to the symptoms presented by children, their psychological functioning and interpersonal relationships and external reality. The objective of the third study, through the Systematic Case Study method, was to analyze the impact of parental involvement in the therapeutic process of a child. The findings revealed that the parent interviews had effects on the therapist-child sessions that immediately followed. From the results of the studies it was possible to verify the importance of parental participation in the psychotherapy of children. The inclusion of parents during this process had an impact on the treatment, which may vary depending on the characteristics and difficulties of those involved in the treatment, the alliance established with the therapist and the ability of the therapist to work with the family.; |
metadataTrad.dc.subject |
Psicoterapia psicodinâmica; Criança; Pais; Psychodynamic psychotherapy; Child; Parent; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia; |
metadataTrad.dc.type |
Tese; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2016-12-19; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
Nenhuma; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10341; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia; |