Abstract:
Às vésperas da formatura, universitários vivem a transição universidade-trabalho, com dificuldades de tomada de decisão, assim, são sugeridas intervenções que promovam a adaptabilidade de carreira indicada nesta fase. O primeiro artigo verificou os efeitos da intervenção de Coaching Cognitivo-Comportamental (CCC) sob as dimensões de desenvolvimento de carreira em estudo quase experimental de medidas repetidas. Participaram 116 universitários de uma Instituição de Ensino Superior privada do Rio Grande do Sul, utilizando-se o Questionário Sociodemográfico, Escalas de Desenvolvimento de Carreira para Universitários (EDCU), Escalas de Ansiedade Depressão e Estresse (DASS-21) e Marcadores Reduzidos para a Avaliação da Personalidade no Modelo dos Cinco Grandes Fatores (MR-25). Após a intervenção, os efeitos foram: aumento da exploração, identidade e decisão de carreira, lócus de controle e autoeficácia profissional, com redução da depressão. A característica de abertura apresentou-se como diferencial dos participantes que compareceram depois de dois meses da conclusão da intervenção (follow up), e todas as dimensões mantiveram-se sem diferença significativa com exceção da autoeficácia que continuou aumentando no follow up. O segundo artigo objetivou detalhar o protocolo utilizado no respectivo programa realizado, através de um relato de intervenção. Concluiu-se que os efeitos da intervenção de CCC foram positivos e sugerem-se estudos que repliquem a intervenção.