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O impacto do estilo de comunicação na adaptabilidade do vendedor: uma análise do efeito moderador da distância social

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Autor Leite, Lílian Laurência;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7613304363707161;
Orientador Ladeira, Wagner Junior;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9003489318938913;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título O impacto do estilo de comunicação na adaptabilidade do vendedor: uma análise do efeito moderador da distância social;
Resumo O objetivo desta tese é analisar a relação entre o estilo de comunicação e adaptabilidade do vendedor, sob o efeito moderador da distância social. Os estudos foram feitos à luz da Teoria da Venda Adaptativa, abrangendo as áreas de marketing (venda pessoal) e da Teoria dos Níveis de Interpretação e Distância Psicológica – Construal Level Theory – CLT, compreendendo a psicologia social. Nesse sentido, esta análise torna-se relevante ao averiguar, do ponto de vista epistemológico, como os vendedores preparam o estilo de comunicação, a fim de se adaptarem ao cliente. Para isso, foi realizada uma Revisão de Literatura e uma Survey on line, com a participação de 297 vendedores do varejo, a fim de averiguar o fenômeno. As hipóteses apontam que o estilo de comunicação orientado para a tarefa e para auto orientação afetam positivamente a adaptabilidade de venda. Mas, o estilo de comunicação orientado para a interação afeta negativamente a adaptabilidade de venda. Tem-se que a criatividade influencia positivamente a adaptabilidade do vendedor e que existe o efeito moderador entre o estilo de comunicação (orientação para tarefa, auto orientação e interação) e a adaptabilidade de venda, a partir da distância social da díade vendedor-cliente. Após os testes realizados notou-se que todas as hipóteses foram confirmadas. Os principais achados residem no fato de que a distância social modera a relação entre o estilo de comunicação e adaptabilidade de venda aumentando ou reduzindo a adaptabilidade do vendedor. Quanto às contribuições acadêmicas desta averiguação, observa-se um alargamento do entendimento da Teoria da Venda Adaptativa, analisada a partir do efeito moderador da distância social, ampliando o conhecimento científico das teorias utilizadas nesta tese. Por fim, quanto à relevância gerencial desta pesquisa, considera-se que este estudo oferece implicações práticas para os gerentes da área de venda, no que tange à venda pessoal. Pondera-se que os resultados gerados nesta análise podem ser usados pelas empresas no sentido de adaptarem a imagem do vendedor, por meio do estilo de comunicação, a fim de potencializar as relações mercadológicas, a partir da compreensão da distância social. Isso possibilita aos gerentes comerciais reunirem informações do perfil da clientela, no que tange à adaptabilidade, e, criarem treinamentos otimizados, orientando os vendedores de maneira consultiva e personalizada, a fim de alavancar as vendas no mercado.;
Abstract The purpose of this thesis, in the first instance, is to discuss the relationship between communication style and sales adaptability. In addition, it is expected to analyze the moderating effect of social distance between communication style and selling adaptability. The studies were conducted from the perspective of the Theory of Interpretation Levels and Psychological Distance and the Selling Adaptability Theory – CLT, covering the areas of marketing (personal selling) and social psychology. In this sense, this analysis becomes relevant by investigating, from an epistemological point of view, how salespeople prepare their communication style in order to adapt to the customer. It is also intended to understand how social distance moderates the relationship between the salesperson's communication style and sales adaptability. To this end, a literature review and an online survey were carried out, with the participation of 297 retail salespeople, in order to investigate this phenomenon. The hypotheses point out that task-oriented and self-oriented communication style affect positively sales adaptability. But, interaction-oriented communication style affects negatively adaptability. Creativity surely influences positively the selling adaptability and there is the moderating effect between communication style and selling adaptability from the social distance of the seller-customer dyad. In this sense, the academic contributions of this inquiry serve to broaden the understanding of Adaptive Selling Theory, as well as to analyze the moderating effect of social distance, expanding the scientific knowledge of the theories used in this analysis, and, in this sense, all hypotheses were confirmed. Finally, regarding the managerial relevance of this research, it is considered that this study offers practical implications for managers in the sales area, regarding personal selling. It is considered that the results generated in this research can be used by companies to adapt the image of the salesperson, through the communication style, in order to enhance marketing relationships, based on social interaction. This enables commercial managers to gather information on the customer profile and create optimized training sessions, guiding the salespeople in a consultative and personalized manner, in order to increase sales in the market.;
Palavras-chave Adaptabilidade de venda; Distância social; Estilo de comunicação; Criatividade; Sales adaptability; Social distance; Communication style; Creativity;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-08-09;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10273;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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