RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

HBot: speaker bot educacional baseado em inteligência artificial para o auxílio na realização de deveres de casa de alunos do ensino fundamental

Mostrar registro simples

Autor Silva , Luiz Rodrigo Jardim da;
Orientador Righi, Rodrigo da Rosa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2332604239081900;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título HBot: speaker bot educacional baseado em inteligência artificial para o auxílio na realização de deveres de casa de alunos do ensino fundamental;
Resumo A escola do futuro é um tema discutido constantemente entre os gestores e professores da área da educação. Entre as questões que norteiam este tema, se refere ao fato de como se adaptar para implementar novas tecnologias, visto que no Brasil ainda sofremos com problemas estruturais, que tem contribuído, de certa forma, para o afastamento dos alunos do ambiente escolar. A tecnologia está intrinsicamente relacionada com esta realidade, pois os jovens da atualidade estão rodeados de produtos tecnológicos. A sua ausência, dentro da escola, ou até mesmo o seu mau uso, pode levar ao desinteresse pelo desenvolvimento dos trabalhos extraclasse, bem como, até mesmo, contribuir para evasão escolar. Este trabalho tem por objetivo apresentar um modelo voltado para o desenvolvimento de deveres de casa (Homeworks) para alunos pertencentes ao ensino fundamental. O modelo, quando implementado irá resultar em um sistema baseado em Inteligência Artificial, destinado a auxiliar o professor a propor um conjunto de questões para serem resolvidas através de um Smart Speaker, fornecendo uma base confiável de conhecimento.;
Abstract The school of the future is a subject that is constantly discussed among educational managers and teachers. Among the questions that guide this theme, is the fact of how to adapt to technology implementation, since in Brazil we still suffer from structural problems, which has contributed, in a way, to the distance of students from the school environment. Technology is intrinsically related to this reality, because today's young people are surrounded by technological products. Their absence within the school, or even its misuse, can lead to disinterest in the development of extra-class work, as well as even contributing to school dropout. This paper aims to present a model aimed at the development of homework for students from elementary school. The model when implemented will result in a system based in Artificial Intelligence to help the teacher to propose a set of questions to be solved through a Smart Speaker, providing a reliable knowledge base.;
Palavras-chave Tecnologia; Inteligência artificial; Escola; Deveres de casa; Smart speaker; Homeworks; Artificial intelligence;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10214;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Big Data, Data Science e Data Analytics;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística