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Análise do processo psicoterapêutico de uma criança com transtorno de adaptação e uma terapeuta grávida

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Autor Schmidt, Fernanda Munhoz Driemeier;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3784523277589703;
Orientador Ramires, Vera Regina Röhnelt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2892124032875911;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Análise do processo psicoterapêutico de uma criança com transtorno de adaptação e uma terapeuta grávida;
Resumo Essa Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica teve como foco a análise do processo da psicoterapia psicanalítica de uma criança com Transtorno de Adaptação e sua terapeuta grávida. Em um primeiro momento, foi realizada uma revisão sistemática da literatura para conhecer os trabalhos existentes sobre o tema e quais as possíveis repercussões da psicoterapeuta estar grávida no processo psicoterápico psicanalítico. No segundo momento, foi realizada a análise do processo terapêutico com base no Child Psychotherapy Q-Set (CPQ). Tratou-se de um estudo descritivo, longitudinal e naturalístico, adotando o procedimento de estudo de caso único sistemático. Participaram deste estudo uma menina de oito anos de idade, acompanhada durante 40 sessões de psicoterapia e sua terapeuta que engravidou ao longo do curso do tratamento. Todas as sessões foram filmadas e analisadas através do CPQ. O processo terapêutico foi dividido em quatro períodos: o primeiro período, anterior à gravidez da terapeuta; o segundo, quando a psicoterapeuta sabia que estava grávida, mas a paciente não havia sido comunicada pela terapeuta; no terceiro período, a paciente tinha conhecimento consciente sobre a gestação; o quarto e último período correspondeu ao momento de retorno da licença maternidade da psicoterapeuta. Os resultados revelaram como ocorreu o processo de psicoterapia da menina, demonstrando as formas como a gravidez da terapeuta repercutiu no processo terapêutico e sua relação com a psicopatologia da paciente. Alguns itens do CPQ variaram de acordo com a fase do tratamento. Foram identificadas cinco estruturas de interação que descrevem padrões de relacionamento terapeuta-paciente e matrizes de transferência e contratransferência positivas e negativas.;
Abstract This Clinical Psychology Master Degree Dissertation focused the analysis of the psychoanalytic psychotherapy process of a child diagnosed with Adjustment Disorder and her pregnant therapist. Firstly, it was made a literature systematic review to access the studies about the theme and to access the possible influences of therapist being pregnant for the psychoanalytic psychotherapeutic process. Secondly, it was made a therapeutic process’ analysis based on the Child Psychotherapy Q-Set (CPQ). This is a descriptive, longitudinal and naturalistic study, in which we adopted the systematic single case study procedure. A eight years old girl and its therapist have participated of this study. The therapist gets pregnant during the treatment. The patient was followed during forty psychotherapy sessions. All the sessions were filmed and analyzed using the CPQ. The therapeutic process was divided into four periods: the first period, before the pregnancy; the second period, when the therapist knew it was pregnant, but the patient had not been informed by the therapist; the third period, the patient consciously knew about the therapist pregnancy and; the fourth and last period, corresponded to the return of the therapist from maternal license. The results reveals how the girl’s psychotherapeutic process has occurred, presenting the manners how the therapist pregnancy has influenced the therapeutic process and the relation with the patient psychopathology. Some CPQ’s items have varied according to the treatment period. Five interactions structures were identified and they describe therapeutic-patient relationship patterns and, positive and negative transference and countertransference matrixes.;
Palavras-chave Psicoterapia de crianças; Estudo de caso único; Pesquisa de processo; Estruturas de interação; Child psychotherapy; Single case study; Process research; Interaction structures;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-01-14;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10199;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


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