RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Compreendendo e convivendo com o fracasso escolar: a percepção de adolescentes, seus pais e professores

Mostrar registro simples

Autor Pezzi, Fernanda Aparecida Szareski;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3675034194176783;
Orientador Marin, Angela Helena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2168201231020622;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Compreendendo e convivendo com o fracasso escolar: a percepção de adolescentes, seus pais e professores;
Resumo O estudo do fracasso escolar revela-se pertinente e atual, visto a sua incidência na atualidade e as implicações clínicas, individuais e sociais que pode acarretar para as pessoas envolvidas. Nesse sentido, a presente dissertação teve como objetivo compreender o fracasso escolar, entendido como a distorção entre idade e ano escolar de dois ou mais anos de ensino, por meio da percepção dos adolescentes com histórico de fracasso escolar, bem como de seus pais e professores. Ela está constituída por três estudos, apresentados no formato de artigos científicos. O primeiro deles apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre o fracasso escolar na educação básica, considerando o período de janeiro de 2009 a maio de 2014, a fim de analisar o ano e o país da publicação, o foco do estudo, o conceito de fracasso escolar adotado, os aspectos metodológicos e seus principais resultados. O segundo artigo, por sua vez, teve como objetivo compreender as causas e a vivência do fracasso escolar por meio da percepção de adolescentes com histórico de fracasso escolar, bem como de seus pais e professores. Já o terceiro, buscou caracterizar o trabalho desenvolvido nas classes de aceleração da aprendizagem de uma escola municipal de São Leopoldo – RS, e os efeitos produzidos em adolescentes com histórico de fracasso escolar, seus pais e professores. Os estudos empíricos foram de caráter qualitativo, descritivo e transversal e seus participantes constituíram três grupos distintos: adolescentes, pais e professoras, os quais participaram dos Grupos Focais. Em conjunto, espera-se que, os dados derivados dos estudos realizados contribuam como fonte de informação teórica e empírica aos profissionais das áreas da educação e da saúde que trabalham com crianças e adolescentes com histórico de fracasso escolar, para que possam refletir e reposicionar-se diante deste fenômeno complexo e multideterminado.;
Abstract The study of school failure proves to be relevant and evident, since their incidence nowadays as well as clinic, individual, and social implications that may affect the people involved. Therefore, this dissertation aimed to understand school failure, defined as distortion between age and the school year attended of two or more years, through the perception of adolescents with a history of school failure as well as their parents and teachers. It is composed of three studies, presented in the form of papers. The first one presents a systematic literature review on school failure in elementary school, from January 2009 to May 2014, in order to analyze the year and country of publication, the focus of the studies, the concept of school failure adopted, the methodological aspects, and the main results. The second paper aimed at understanding the causes and the experience of school failure through the perception of adolescents affected by it, as well as their parents and teachers. Finally, the third study aimed to characterize the work done in the learning accelerated classes in a public school in São Leopoldo - RS, and the effects in adolescents with a background of school failure, their parents and teachers. The empirical studies were qualitative, descriptive, and cross-sectional and their participants formed three distinct groups: adolescents, parents, and teachers, which participated in Focus Groups. It is expected that the data derived from studies contribute as a source of theoretical and empirical information to professionals in the fields of education and health who work with children and adolescents with a history of school failure, so that they may reflect and (re)adjust to this complex and multidimensional phenomenon.;
Palavras-chave Fracasso escolar; Reprovação; Adolescentes; Classes de aceleração; School failure; Failure; Adolescents; Accelerated classes;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-01-07;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10196;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística