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Comportamentos autolesivos em adolescentes do sexo feminino: prática, sentimentos, percepções e relações familiares

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Autor Raupp, Carolina Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8960296908630824;
Orientador Mosmann, Clarisse Pereira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3939132203592588;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Comportamentos autolesivos em adolescentes do sexo feminino: prática, sentimentos, percepções e relações familiares;
Resumo As relações familiares e a administração das emoções de adolescentes têm sido alvo de pesquisas ao longo do tempo. Resultados de investigações nacionais e internacionais apontam fatores peculiares da adolescência, características de personalidade, e a dinâmica familiar, entre outros, como fatores de risco ou proteção para o desenvolvimento de problemas emocionais e de comportamento. Um dos problemas que vem gerando inquietação em pais, professores, psiquiatras e psicólogos são os comportamentos autolesivos (CA), com manifestações cada vez mais presentes em adolescentes e ainda pouco estudada no Brasil. Nesse contexto, este estudo, teve o objetivo de conhecer as percepções de adolescentes sobre seus CA, a forma como administram suas emoções e as possíveis associações desses comportamentos com características das suas famílias. Para a obtenção dos dados desenvolveu-se um estudo de caráter qualitativo, transversal e exploratório, utilizando o delineamento de estudo de casos múltiplos. Participaram do estudo, através de uma entrevista semiestruturada, quatro adolescentes do sexo feminino que mantinham CA. A partir dos dados obtidos, foram elaborados dois estudos intitulados “Comportamentos autolesivos e administração das emoções em adolescentes do sexo feminino: características, sentimentos e percepções” e “O papel da família em casos de comportamentos autolesivos em meninas: a percepção de adolescentes”. Os resultados convergiram com a maioria dos estudos internacionais encontrados sobre a forma em que os CA ocorrem neste público e sobre as repercussões que as relações familiares podem exercer sobre problemas emocionais e de comportamento.;
Abstract Family relationships and emotion management for adolescent has been subject of researches through time. The results of national and international investigations point out particular conditions of adolescence, such as personality characteristics, family dynamics, among others, as risk factors or protection for the development of emotional and behavioral issues. One of the main and growing issues among teenagers that have been generating discomfort in parents, teachers, psychiatrists and therapists, is the self-injurious behavior (SB), which is also still an unexplored field in Brazil. In this context, this research aims to understand the perceptions of teenagers regarding their self-injurious behavior, how they manage their emotions and investigate possible associations of these behaviors with their family characteristics. In order to obtain this data, a research of qualitative, cross-sectional and exploratory character was developed using the multiple cases method. In this research, four adolescents with self-injurious behavior have participated by answering to a semi-structured interview. Through the data obtained, two articles were created, called: “Self-injurious Behaviors and Emotions Management in Female Teenagers: characteristics, feelings and perceptions” and “The Family Role in Self-Injurious Non Suicidal Cases in Girls: the teenagers perception”. The results matched with most of the international researches found regarding how the SB occurs and how family relationship can influence emotional and behavioral issues.;
Palavras-chave Adolescência; Comportamentos autolesivos; Suicídio; Família; Adolescent; Self-injurious behaviors; Suicide; Family;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-03-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10176;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


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