Autor |
Facchini, Felipe; |
Orientador |
Moura, Paulo Roberto Cidade; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0055867400083268; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Análise da carga de trabalho em professores da rede estadual de ensino público do Rio Grande do Sul: uma aplicação do método NASA-TLX; |
Resumo |
No Rio Grande do Sul, os professores da rede estadual convivem há anos com falta de recursos para o Ensino Público e dificuldades de diálogo para resolução desses problemas. Trata-se de uma categoria exposta a alto estresse e frustração pela maneira como as gestões responsáveis não realizam o investimento adequado na Educação. Para avaliar a carga de trabalho e entender o nível de satisfação com a carreira de docente, foi aplicado o método NASA-TLX em um grupo de 30 professores de escolas diferentes. Os resultados apresentaram alto nível de demanda mental e frustração, possivelmente, decorrentes do cenário de dificuldades financeiras.; |
Abstract |
In Rio Grande do Sul, teachers from the state public teaching network have lived for years with a lack of resources for Public Education and communication struggles trying to solve these problems. It is a category exposed to high stress and frustration due to responsible administrations not making appropriate investments in Education. In order to acknowledge the task loading and understand the level of satisfaction with their own teaching career, the NASA-TLX method was applied to a group of 30 teachers from different schools. The results showed a high level of mental demand and frustration, possibly due to the scenario of financial difficulties.; |
Palavras-chave |
Professores; Saúde mental; NASA-TLX; Teachers; Mental health; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-03-10; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10168; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho; |