RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Uso de data analytics para avaliar a influência econômica e social em acidentes graves de trânsito nas rodovias federais e fatores de redução de ocorrências no norte fluminense

Mostrar registro simples

Autor Guerra, Cesar Iuri Rangel;
Orientador Kuyven, Patrícia Sorgatto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6151882981275524;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Uso de data analytics para avaliar a influência econômica e social em acidentes graves de trânsito nas rodovias federais e fatores de redução de ocorrências no norte fluminense;
Resumo Os acidentes de trânsito matam cerca de 45 mil pessoas todos os anos no Brasil. Saber o que os influencia e de que forma estes fatores se mostram é de suma importância para o gestor rodoviário. O presente trabalho estudou as ocorrências graves registradas pela Polícia Rodoviária Federal e buscou entender essas relações através da técnica estatística regressão linear. Num primeiro momento será visto que fatores econômicos impactam neste tipo de evento sendo bastante correlacionado com sua redução nas rodovias federais, porém, não são os únicos; outras ações tais como reordenação de tráfego, engenharia viária também se mostraram eficazes. Ao longo do trabalho será feito um paralelo entre conhecimento empírico e resultados factuais. Em vários momentos um corroborou o outro, mas em outros não, como nos casos de balizadores de pista e colocação de radares em determinadas áreas que se mostraram ineficazes.;
Abstract Traffic accidents kill about forty-five thousand people every year in Brazil. It is of the utmost importance that those who work with road management can identify what may influence these accidents, and how they can find those factors. This essay addresses serious reports registered by the Brazilian Federal Highway Police and tries to figure out the relations between the factors that may cause them using linear regression statistical technique. At first, it will be seen that economic factors impact the number of accidents and are closely related to its reduction in Brazilian federal highways but this aspect is not the only one. We found other factors such as traffic reordering and road engineering which are also significant regarding accident decreasing. Throughout this essay, will be drawn a comparison between empirical knowledge and factual results. Sometimes one had confirmed the other but it did not always happen. For instance, using road beacons or placing speed cameras in certain areas had proved to be ineffective.;
Palavras-chave Regressão linear; Acidentes rodoviários; Trânsito; Linear regression; Road accidents; Road traffic;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-10-15;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10153;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Big Data, Data Science e Data Analytics;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística