RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A influência da liderança autêntica no resultado da equipe na percepção dos liderados

Mostrar registro simples

Autor Zambonato, Sérgio Luiz Batistella;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9924672411004225;
Orientador Freitas Junior, José Carlos da Silva;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9070894806445071;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título A influência da liderança autêntica no resultado da equipe na percepção dos liderados;
Resumo Este trabalho teve o objetivo de analisar a influência da liderança autêntica no resultado da equipe, na percepção dos liderados. Considera-se, neste estudo, que o líder é o agente de mudança, cujos atos afetam outras pessoas mais do que os atos de outras pessoas e, tomou-se o conceito de liderança autêntica de Luthans e Avolio (2003), que a definem como o processo que se baseia em capacidades psicológicas positivas, em um contexto organizacional altamente desenvolvido, resultando em maior autoconsciência e comportamentos positivos autorregulados por parte dos líderes e liderados, promovendo o autodesenvolvimento positivo. Alinhada ao paradigma fenomenológico, o método empregado foi o descritivo, utilizando metodologia quantitativa e qualitativa para a coleta e análise dos dados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com Gerentes Regionais, escriturários das equipes que obtiveram o maior resultado e escriturários das equipes com menor resultado nos últimos quatro semestres. Também foi aplicada survey para os escriturários dos grupos de clientes não gerenciados do Banco analisado no Rio Grande do Sul. Os dados qualitativos foram tratados por análise de conteúdo com a utilização do software NVivo. Os dados quantitativos foram analisados utilizando software de análises quantitativas SPSS. O trabalho identificou que a liderança preconizada pelo Banco analisado é compatível com a liderança autêntica, que a liderança exercida é contingencial, apesar de apresentar características de liderança autêntica. O trabalho propõe melhorias na formação dos líderes.;
Abstract This work aims to analyze the influence of authentic leadership in a team’s results, in the perception of its team members. This study considers that a leader is a change agent, whose acts affect others in a deeper way. It was considered in this study the Luthans and Avolio (2003) concept of authentic leadership, which is defined as the process based on positive psychological capacities, in a highly developed organizational environment, that results in a higher self-consciousness and positive self-regulated behaviors in both leaders and followers, promoting positive self-development. Aligned with the phenomenological paradigm, this research adopted the descriptive method, using quanti-quali methodology for data collection and analysis. A semi-structured interview was conducted with Regionals Managers, clerks from the highest scoring teams and clerks from the teams with the lowest scores in the last four semesters. In addition to that, a survey was applied to the attendants of Banco X's unmanaged customer groups in Rio Grande do Sul. The qualitative data was treated by content analysis using NVivo software, and the quantitative data was analyzed using SPSS quantitative analysis software for statistical treatment. This study portrayed the leadership recommended by Banco X as Authentic Leadership, the leadership exercised is contingency, even though show authentic leadership characteristics. The work suggested improvements in a leaders’ development.;
Palavras-chave Liderança; Liderança autêntica; Liderança para resultados; Equipe; Banco; Leadership; Authentic leadership; Leadership for results; Team; Bank;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-07-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10103;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística