Resumo:
Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar os motivos da baixa participação de mulheres em cargos de gestão de agências estratégicas de um grande banco brasileiro. Caracteriza-se por ser um estudo de campo, de abordagem qualitativa e de natureza exploratória. Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre os temas liderança feminina, carreira de mulheres, e liderança feminina e carreira de mulheres no setor bancário. A coleta dos dados empíricos foi efetuada através de entrevistas semiestruturadas realizadas com 25 gerentes gerais, 14 mulheres e 11 homens. A análise qualitativa indicou que as gerentes mulheres concebem as suas perspectivas de carreira a partir da possibilidade de integração com seus interesses pessoais e familiares, o que inclui a preservação da rede de apoio e do convívio com a família, cônjuge e filhos. As crenças dos homens e das mulheres sobre os motivos baixa participação feminina em cargos de gestão de agências estratégicas são similares, e estão relacionados às escolhas femininas para permanecer próximas da família e filhos. O impacto das políticas institucionais de incentivo à ascensão profissional das mulheres foi avaliado e constatou-se divergência de opiniões sobre a utilização das cotas e a necessidade de melhor comunicação sobre os eventos e resultados do Programa Liderança Feminina. A maternidade foi identificada como fator de maior impacto nas escolhas das gerentes mulheres diante da assunção de maiores responsabilidades profissionais e em sua disposição para mobilidade, o que reflete em sua trajetória e em seus objetivos de carreira.