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Autor Tesser, Luiz Henrique;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8056732633968819;
Orientador Balestrin, Alsones;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1435470207494329;
Co-orientador Martins, Bibiana Volkmer;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/2611187532073666;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Práticas de inovação em instituições financeiras;
Resumo Na atual conjuntura de profundas e dinâmicas transformações digitais, regulatórias e de mercado, a inovação tem se mostrado como um diferencial competitivo e responsável pela sobrevivência das organizações. Contudo, a inovação é não algo que acontece de forma isolada, trata-se do resultado de um processo, uma consequência de rotinas inovadoras, que podem ser estimuladas e replicadas sistematicamente. Apesar de existirem pesquisas que aprofundam como ocorre o processo de desenvolvimento de novos produtos/serviços nas organizações, quando se fala em instituições financeiras, as quais têm sido, profundamente, afetadas com as transformações digitais, as pesquisas são escassas. Mediante tal cenário, esta pesquisa se propõe a responder a seguinte questão: Como ocorre o processo de inovação em Instituições Financeiras? Assim, com base no modelo proposto por Barczak e Kahn (2012) de práticas de inovação, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, dedutivo, com método de estudo de caso único, de um projeto de criação de uma plataforma de soluções digitais em um banco brasileiro. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os dados foram analisados por análise de conteúdo, com categorias definidas a priori. Os principais resultados apontam que, para além das sete dimensões propostas por Barczak e Kahn (2012), estratégia, pesquisa, comercialização, processo, clima do projeto, cultura organizacional e métricas, outras duas se mostram relevantes no setor financeiro, as dimensões: “práticas colaborativas” e “práticas de tecnologia”. Além disso, novas práticas foram apontadas dentro das dimensões do modelo base. Por fim, um instrumento de diagnóstico de práticas é oferecido, podendo ser útil também para outras empresas e outros setores. De modo que o cerne desta pesquisa se baseia na premissa que bons diagnósticos possam originar prognósticos inovadores.;
Abstract In the current conjunction of deep and dynamic transformations in the digital, regulational and market areas, innovation has been proving a competitive differential and responsible for the survival of organizations. However, innovation isn't something that happens in an isolated form, it is the result of a process, a consequence of innovative procedures that can be stimulated and replicated systematically. Although there is research that goes deeper into how the development of new products and services occurs in organizations, when we talk about financial institutions - which have been deeply affected by digital transformation -, research is scarce. In this scenario, the present study aims to answer the following question: How does the dynamics of innovation practices happen in Financial Institutions? Therefore, based on the model proposed by Barczac and Kahn (2012) of innovation practices, has been conducted a qualitative, deductive research, using single-case study methods, over a project for the creation of a digital solutions platform in a Brazilian bank. The data collection was made through semi-structured interviews and documentation analysis. Data was analyzed through the content analysis method, with predefined categories. Its main outcomes point out that, besides the seven dimensions proposed by Barczac and Kahn (2012), strategy, research, commercialization,process, project climate, company culture and metrics, other two were found relevant in the financial sector, the "collaborative practices" and "technology practices" dimensions. Moreover, new practices were pointed out in the dimensions of the basic model. Lastly, an instrument for diagnosis of practices is offered, which can also be useful for other enterprises and different sectors. The idea is that good diagnoses can generate innovative prognostics.;
Palavras-chave Inovação; Práticas de inovação; Diagnóstico de inovação; Instituições financeiras; Innovation; Innovation practices; Innovation diagnosis; Financial institutions;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-07-13;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10062;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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