Resumo:
Esta pesquisa contribui para demonstrar como a teoria institucional, com o viés econômico e social, se conecta às sociedades cooperativas constituídas por um grupo de pessoas com necessidades sociais semelhantes, mapeando os diversos elementos institucionais que entrelaçam os atores ao setor. O método abordado pela pesquisa qualitativa possibilitou apresentar narrativas como objeto de estudo evidenciando a experiência dos atores institucionais, que são profissionais de áreas e segmentos distintos representantes de instituições governamentais, representativas, empresas privadas, instituições financeiras e acadêmica com questões relacionadas ao setor cooperativo. Os atores institucionais trazem, nas suas reflexões, a concepção de regras do setor envoltas nos elementos cultural–cognitivos. Estes atores possuem um importante papel para a expansão das sociedades cooperativas, as quais poderão ser fortalecidas se o setor tiver o mesmo apoio institucional que as demais categorias não pertencentes a este. No decorrer da pesquisa, sobressaem as percepções decorrentes das diferenças nas estratégias de negócios adotadas pelas sociedades cooperativas devido à heterogeneidade das instituições informais, que são permeadas pela crença e pela cultura que influenciam as estruturas institucionais, e também a tomada de decisão dos atores institucionais. Para além dos valores institucionais, os atores destacam a importância das sociedades cooperativas cumprirem com a sua missão, que surge em questões-chave como o conflito de agência repercutindo na reputação setorial. Para finalizar, são elencados os elementos analisados que contribuem para a visão estratégica baseada nas instituições cooperativas e que podem ser ampliados através de pesquisas futuras à luz da teoria institucional.