Autor |
Unikowski, Liz; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7932675060504042; |
Orientador |
Freire, Karine de Mello; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9308426042161899; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Projeto de uma solução habilitante para organizações colaborativas: uma análise da CÓS – Costura Consciente por meio do design estratégico; |
Resumo |
Vivemos em um cenário de insustentabilidade em nossas práticas de produção e consumo, causando impactos socioambientais que comprometem a saúde do nosso futuro. Considerado como um dos grandes causadores desses impactos negativos, o setor da moda necessita de uma transformação urgente em suas relações de trabalho. Para compreender o problema da insustentabilidade da cadeia da moda e buscar soluções para transformações saudáveis, exploramos os fundamentos do design estratégico e sua relação com os conceitos de colaboração, inovação social, comunidades criativas, plataformas habilitantes e suas soluções. A partir dessa análise, foi possível refletir sobre as características do nosso objeto de estudo, a Cós - Costura Consciente, a qual é reconhecida nesta pesquisa como uma organização colaborativa que pretende alcançar inovação social com práticas sustentáveis no setor da moda. Assumimos como significativo o entendimento de como ela emerge, atua e se desenvolve, além de como se dão suas relações colaborativas e se de fato ocorre uma inovação social. O objetivo geral da pesquisa constitui-se, desse modo, em propor uma solução habilitante que estimule a criação de modelos de produção colaborativos no âmbito da cadeia da moda. Com estratégia metodológica de pesquisa pelo design, o estudo teve início a partir de uma observação participante, na qual foi possível acompanhar a CÓS em seu primeiro ano de atuação. De natureza qualitativa e exploratória, a pesquisa segue com a análise dos dados coletados em notas de campo, entrevistas semiestruturadas e dados gerados pelo grupo. A análise foi desenvolvida por meio do método de paradigma indiciário, que apontou evidências para a discussão dos indícios e os conceitos do design estratégico. Como resultado, a pesquisa compreendeu princípios e valores para despertar, viabilizar e preservar uma organização colaborativa. Os valores de cuidado, inovação social e sustentabilidade junto aos princípios de acolhimento, pertencimento, transparência, responsabilidade social, compartilhamento, colaboração, interdependência e autonomia foram relacionados aos processos e às ferramentas utilizados pela organização CÓS em sua formalização para o desenvolvimento de um desenho de relações que possa ser utilizado por outras organizações colaborativas.; |
Abstract |
Presently, we live in a scenario of unsustainability in our production and consumption practices, causing social and environmental impacts that compromise the health of our future. Considered as one of the main causes of these negative impacts, the fashion sector needs an urgent transformation in its work relations. To understand the problem of unsustainability in the fashion chain and seek solutions for healthy transformations, we explore the fundamentals of strategic design and its relationship with the concepts of collaboration, social innovation, creative communities, enabling platforms and their solutions. From this analysis, it was possible to reflect on the characteristics of our object of study, CÓS – Costura Consciente. CÓS is recognized in this research as a collaborative organization that aims to achieve social innovation with sustainable practices in the fashion sector. We assume as significant the understanding of how it emerge and develop, as well as how its collaborative relationships occur and if a social innovation actually occurs. With this premise this research was carried out. The overall objective was to propose an enabling solution that encourages the creation of collaborative production models within the fashion chain. With a methodological strategy research through design, the study began through participant observation in which it accompanied CÓS, in its first year of operation. Qualitative and exploratory in nature, the research continues with the analysis of data collected in field notes, semi-structured interviews and data generated by the group. The analysis was developed through the evidential paradigm method that pointed out evidence for the discussion with concepts of Strategic Design. As a result, the research understood principles and values to awaken, enable and preserve a collaborative organization. The values of Care, Social Innovation and Sustainability, together with the principles of welcoming, belonging, transparency, social responsibility, sharing, collaboration, interdependence and autonomy, were related to the processes and tools used by CÓS in its formalization, for the development of a design that preset a structure to stimulate others collaborative organizations.; |
Palavras-chave |
Design estratégico; Organização colaborativa; Moda sustentável; Inovação social; Solução habilitante; Strategic design; Collaborative organization; Sustainable fashion; Social innovation; Enabling solution; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-06-28; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10047; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |