O efeito das dietas DASH, do mediterrâneo e paleolítica nos parâmetros metabólicos de adultos
Arquivos
Data de defesa
Autor(a)
Orientador(a)
Título do periódico
ISSN
Título do volume
Nome da instituição
Departamento
Programa
Agência de fomento
As dietas são um fator protetor para doenças cardiovasculares, levando em consideração que impõem um padrão alimentar de qualidade e um estilo de vida saudável. Os padrões alimentares mais estudados e evidenciados para a prevenção de doenças cardiovasculares são a dieta do mediterrâneo, a dieta DASH e a dieta paleolítica. Esta revisão avaliou os efeitos das dietas DASH, do mediterrâneo e paleolítica nos parâmetros metabólicos de adultos. A pesquisa bibliográfica foi realizada utilizando a base de dados pubmed e os termos de pesquisa: dieta do mediterrâneo, dieta paleolítica, dieta DASH, parâmetros metabólicos, síndrome metabólica, resistência à insulina, diabetes, dislipidemia, hipertensão, circunferência da cintura, adults, mediterranean diet, paleolithic diet, DASH diet, metabolic parameters. Os artigos foram restritos a ensaios clínicos randomizados com humanos e adultos, no idioma inglês e português, dentro do período de 2005 a 2015. Com as evidências encontradas, concluímos que a dieta DASH e a dieta do mediterrâneo mostraram benefícios em diversos parâmetros metabólicos em adultos, porém sua eficácia a longo prazo não está comprovada. No entanto, estudos que mostrem benefícios com a dieta paleolítica ainda são limitados.
