Associação de padrões alimentares com obesidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data de defesa

Autor(a)



Orientador(a)


Título do periódico

ISSN

Título do volume

Nome da instituição

Universidade do Vale do Rio do Sinos

Departamento

Escola de Saúde

Programa

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

Agência de fomento

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Resumo

Com objetivo de estudar a associação de padrões alimentares com obesidade, realizou-se estudo transversal de base populacional com amostra representativa de 1.026 mulheres (20 a 60 anos) em São Leopoldo, RS, Brasil. A obesidade geral foi avaliada utilizando-se Índice de Massa Corporal (IMC) e a adiposidade abdominal, Circunferência da Cintura (CC). Os padrões alimentares foram identificados por análise fatorial. Para análise multiva¬riada foi utilizada regressão de Poisson. Entre o total de mulheres, 18,0% (IC95% 15,66–20,53) tinham obesidade geral e 23,3% (IC95% 20,72–26,06) abdominal. Após controle para fatores de confusão, o baixo consumo do PA-Frutas associou-se positivamente com o IMC (RP=2,18; IC95% 1,35–3,53; p=0,001). Já o baixo consumo do PA-Vegetais apresentou efeito protetor para o aumento nos níveis de IMC (RP=0,64; IC95% 0,47–0,86; p=0,004) e o do PA-Nozes/Oleaginosas para o aumento na medida da CC (RP=0,93; IC95% 0,89–0,98; p=0,008). O estudo aponta para a complexidade envolvida na relação entre