Autor |
Eufrásio Júnior, Nelson Luís; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5199642706746400; |
Orientador |
Schlemmer, Eliane; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5391034042353187; |
Co-orientador |
Dambrós, Gabriela; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/6582930358399642; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Geografia em blocos: aprendizagens no metaverso Minecraft no ensino médio na perspectiva do paradigma da Educação OnLIFE; |
Resumo |
A presente pesquisa de doutorado investiga a aprendizagem de Geografia em
metaverso, na perspectiva do Paradigma da Educação OnLIFE. Da problematização
do mundo no tempo presente, emerge o seguinte questionamento de pesquisa: como
as aprendizagens geográficas emergem na habitação de um metaverso? Esta tese
tem por objetivo compreender como o metaverso Minecraft potencializa a
aprendizagem de Geografia no Ensino Médio. A tese articula, na perspectiva teórico,
a aprendizagem inventiva (Kastrup), o Paradigma da Educação OnLIFE (Schlemmer
e Moreira) e a Multiterritorialidade (Haesbaert). A pesquisa apropria-se do Método
Cartográfico de Pesquisa-Intervenção e Produção de Subjetividade (Passos, Kastrup,
Escóssia e Tedesco) para a produção e análise de dados. Como dispositivos de
pesquisa, apresento registros em fotos, gravações e transcrições de áudio e vídeo,
seminários/oficinas e diário de campo. Enquanto resultados, destaco que as
aprendizagens geográficas no metaverso Minecraft, emergiram enquanto processo de
invenção num habitar conectivo e problematizador que envolveu os estudantes, o
professor, os espaços físicos geográficos da escola, o espaço digital do Minecraft,
todos devidamente articulados por uma prática pedagógica inventiva. Essa prática se
mostrou potente para enfrentar os desafios da estrutura física escolar, bem como para
o reconhecimento de conceitos básicos da Geografia quando ressignificados de forma
hibridizada ao digital, tendo em vista o paradigma da Educação OnLIFE. A tese
contribui como oportunidade de reflexão sobre como a prática pedagógica inventiva
pode ser desenvolvida a partir do ato de habitar o Minecraft, correspondendo assim
às expectativas dos estudantes que anseiam por uma educação conectada.; |
Abstract |
This doctoral research investigates Geography learning in the metaverse from the
perspective of the OnLIFE Education Paradigm. From the problematization of the world
in the present time, the following research question emerges: how do geographical
learnings emerge in the inhabitation of a metaverse? This thesis aims to understand
how the Minecraft metaverse enhances Geography learning in High School. The thesis
theoretically articulates inventive learning (Kastrup), the OnLIFE Education Paradigm
(Schlemmer and Moreira), and Multiterritoriality (Haesbaert). The research adopts the
Cartographic Method of Research-Intervention and Subjectivity Production (Passos,
Kastrup, Escóssia, and Tedesco) for data production and analysis. As research tools,
I present records in photos, audio and video recordings and transcriptions,
seminars/workshops, and a field diary. As results, I highlight that geographical
learnings in the Minecraft metaverse emerged as an invention process within a
connective and problematizing habitation that involved students, the teacher, the
geographical physical spaces of the school, the digital space of Minecraft, all duly
articulated through an inventive pedagogical practice. This practice proved to be
powerful in facing the challenges of the school’s physical structure, as well as in
recognizing basic Geography concepts when re-signified in a hybridized way with the
digital, in light of the OnLIFE Education paradigm. The thesis contributes as an
opportunity for reflection on how inventive pedagogical practice can be developed
through the act of inhabiting Minecraft, thus meeting the expectations of students who
long for a connected education.; Esta investigación doctoral investiga el aprendizaje de Geografía en el metaverso
desde la perspectiva del Paradigma de la Educación OnLIFE. A partir de la
problematización del mundo en el tiempo presente, surge la siguiente pregunta de
investigación: ¿cómo emergen los aprendizajes geográficos en la habitabilidad de un
metaverso? Esta tesis tiene como objetivo comprender cómo el metaverso Minecraft
potencia el aprendizaje de la Geografía en la Educación Secundaria. La tesis articula
teóricamente el aprendizaje inventivo (Kastrup), el Paradigma de la Educación OnLIFE
(Schlemmer y Moreira) y la Multiterritorialidad (Haesbaert). La investigación se apropia
del Método Cartográfico de Investigación-Intervención y Producción de Subjetividad
(Passos, Kastrup, Escóssia y Tedesco) para la producción y análisis de datos. Como
dispositivos de investigación, presento registros fotográficos, grabaciones y
transcripciones de audio y video, seminarios/talleres y un diario de campo. Como
resultados, destaco que los aprendizajes geográficos en el metaverso Minecraft
emergieron como un proceso de invención dentro de una habitabilidad conectiva y
problematizadora que involucró a los estudiantes, al profesor, a los espacios físicos
geográficos de la escuela, al espacio digital de Minecraft, todos debidamente
articulados a través de una práctica pedagógica inventiva. Esta práctica demostró ser
potente para enfrentar los desafíos de la estructura física escolar, así como para el
reconocimiento de conceptos básicos de la Geografía cuando fueron resignificados
de manera hibridizada con lo digital, en vista del paradigma de la Educación OnLIFE.
La tesis contribuye como una oportunidad de reflexión sobre cómo la práctica
pedagógica inventiva puede desarrollarse a partir del acto de habitar Minecraft,
respondiendo así a las expectativas de los estudiantes que anhelan una educación
conectada.; |
Palavras-chave |
Aprendizagem; Geografia; Metaversos; Minecraft; Educação OnLIFE; Learning; Geography; Metaverses; OnLIFE Education; Aprendizaje; Geografía; Educación OnLIFE; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-04-29; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13721; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |