RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Geografia em blocos: aprendizagens no metaverso Minecraft no ensino médio na perspectiva do paradigma da Educação OnLIFE

Mostrar registro simples

Autor Eufrásio Júnior, Nelson Luís;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5199642706746400;
Orientador Schlemmer, Eliane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5391034042353187;
Co-orientador Dambrós, Gabriela;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/6582930358399642;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Geografia em blocos: aprendizagens no metaverso Minecraft no ensino médio na perspectiva do paradigma da Educação OnLIFE;
Resumo A presente pesquisa de doutorado investiga a aprendizagem de Geografia em metaverso, na perspectiva do Paradigma da Educação OnLIFE. Da problematização do mundo no tempo presente, emerge o seguinte questionamento de pesquisa: como as aprendizagens geográficas emergem na habitação de um metaverso? Esta tese tem por objetivo compreender como o metaverso Minecraft potencializa a aprendizagem de Geografia no Ensino Médio. A tese articula, na perspectiva teórico, a aprendizagem inventiva (Kastrup), o Paradigma da Educação OnLIFE (Schlemmer e Moreira) e a Multiterritorialidade (Haesbaert). A pesquisa apropria-se do Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção e Produção de Subjetividade (Passos, Kastrup, Escóssia e Tedesco) para a produção e análise de dados. Como dispositivos de pesquisa, apresento registros em fotos, gravações e transcrições de áudio e vídeo, seminários/oficinas e diário de campo. Enquanto resultados, destaco que as aprendizagens geográficas no metaverso Minecraft, emergiram enquanto processo de invenção num habitar conectivo e problematizador que envolveu os estudantes, o professor, os espaços físicos geográficos da escola, o espaço digital do Minecraft, todos devidamente articulados por uma prática pedagógica inventiva. Essa prática se mostrou potente para enfrentar os desafios da estrutura física escolar, bem como para o reconhecimento de conceitos básicos da Geografia quando ressignificados de forma hibridizada ao digital, tendo em vista o paradigma da Educação OnLIFE. A tese contribui como oportunidade de reflexão sobre como a prática pedagógica inventiva pode ser desenvolvida a partir do ato de habitar o Minecraft, correspondendo assim às expectativas dos estudantes que anseiam por uma educação conectada.;
Abstract This doctoral research investigates Geography learning in the metaverse from the perspective of the OnLIFE Education Paradigm. From the problematization of the world in the present time, the following research question emerges: how do geographical learnings emerge in the inhabitation of a metaverse? This thesis aims to understand how the Minecraft metaverse enhances Geography learning in High School. The thesis theoretically articulates inventive learning (Kastrup), the OnLIFE Education Paradigm (Schlemmer and Moreira), and Multiterritoriality (Haesbaert). The research adopts the Cartographic Method of Research-Intervention and Subjectivity Production (Passos, Kastrup, Escóssia, and Tedesco) for data production and analysis. As research tools, I present records in photos, audio and video recordings and transcriptions, seminars/workshops, and a field diary. As results, I highlight that geographical learnings in the Minecraft metaverse emerged as an invention process within a connective and problematizing habitation that involved students, the teacher, the geographical physical spaces of the school, the digital space of Minecraft, all duly articulated through an inventive pedagogical practice. This practice proved to be powerful in facing the challenges of the school’s physical structure, as well as in recognizing basic Geography concepts when re-signified in a hybridized way with the digital, in light of the OnLIFE Education paradigm. The thesis contributes as an opportunity for reflection on how inventive pedagogical practice can be developed through the act of inhabiting Minecraft, thus meeting the expectations of students who long for a connected education.; Esta investigación doctoral investiga el aprendizaje de Geografía en el metaverso desde la perspectiva del Paradigma de la Educación OnLIFE. A partir de la problematización del mundo en el tiempo presente, surge la siguiente pregunta de investigación: ¿cómo emergen los aprendizajes geográficos en la habitabilidad de un metaverso? Esta tesis tiene como objetivo comprender cómo el metaverso Minecraft potencia el aprendizaje de la Geografía en la Educación Secundaria. La tesis articula teóricamente el aprendizaje inventivo (Kastrup), el Paradigma de la Educación OnLIFE (Schlemmer y Moreira) y la Multiterritorialidad (Haesbaert). La investigación se apropia del Método Cartográfico de Investigación-Intervención y Producción de Subjetividad (Passos, Kastrup, Escóssia y Tedesco) para la producción y análisis de datos. Como dispositivos de investigación, presento registros fotográficos, grabaciones y transcripciones de audio y video, seminarios/talleres y un diario de campo. Como resultados, destaco que los aprendizajes geográficos en el metaverso Minecraft emergieron como un proceso de invención dentro de una habitabilidad conectiva y problematizadora que involucró a los estudiantes, al profesor, a los espacios físicos geográficos de la escuela, al espacio digital de Minecraft, todos debidamente articulados a través de una práctica pedagógica inventiva. Esta práctica demostró ser potente para enfrentar los desafíos de la estructura física escolar, así como para el reconocimiento de conceptos básicos de la Geografía cuando fueron resignificados de manera hibridizada con lo digital, en vista del paradigma de la Educación OnLIFE. La tesis contribuye como una oportunidad de reflexión sobre cómo la práctica pedagógica inventiva puede desarrollarse a partir del acto de habitar Minecraft, respondiendo así a las expectativas de los estudiantes que anhelan una educación conectada.;
Palavras-chave Aprendizagem; Geografia; Metaversos; Minecraft; Educação OnLIFE; Learning; Geography; Metaverses; OnLIFE Education; Aprendizaje; Geografía; Educación OnLIFE;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-04-29;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13721;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística