Resumo:
Este estudo objetiva apresentar dois campos de pesquisa, modelos de negócios e a
relação com a transformação digital. O foco do estudo foi direcionado ao entendimento dos requisitos para transformação digital das pequenas e médias empresas, com o intuito de construir um framework para integrar componentes em um processo de E-business para qualquer modelo de negócios existente. Foi utilizado como método de pesquisa o Design Science Research. O processo de validação dos requisitos foi evoluindo por meio da fundamentação teórica, da pesquisa de campo com empresas digitais e com o grupo focal e seus atores estratégicos. Assim, o presente desafio nessa pesquisa foi buscar um entendimento que a transformação digital vai muito mais além de um processo de digitalização através da tecnologia e sim, um caminho de mudança voltado para uma cultura de transformação com as pessoas. Dessa forma, buscando contribuir no campo
acadêmico e empresarial foi desenvolvido um framework com um conceito mais amplo e integrado em um método de desenvolvimento e implantação, chamado Digital Transformation System Framework: ASSESSMENT, DEVELOPMENT, EXECUTION, PIVOT (ADEP). O pesquisador ao verificar descobertas durante o processo de pesquisa e ao aprofundar o entendimento da ferramenta científica (DSR), desenvolveu um artefato que aborda dois objetivos potencialmente aplicáveis, sendo a análise e entendimento dos requisitos-chave da Transformação Digital, e o Método de Desenvolvimento e Implantação através de um roadmap estruturado.