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Improving innovation performance in AgTech: understanding the role of social media and dynamic capabilities

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metadataTrad.dc.contributor.author Foguesatto, Cristian Rogério;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3853718976397028;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Balestrin, Alsones;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1435470207494329;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1 Martins, Bibiana Volkmer;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/2611187532073666;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Improving innovation performance in AgTech: understanding the role of social media and dynamic capabilities;
metadataTrad.dc.description.resumo O desenvolvimento de capacidades dinâmicas é crucial para a sobrevivência das empresas que atuam no ambiente organizacional contemporâneo, que vem sendo caracterizado como turbulento (dinâmico). Nesse ambiente, onde cada vez mais as relações sociais vêm ocorrendo de forma digital, muitas organizações vêm usando mídias sociais em suas mais diversas rotinas. Diante da difusão da internet e do uso dessas ferramentas digitais, o objetivo desse estudo foi propor e testar um modelo teórico para mensurar a importância das mídias sociais e das capacidades dinâmicas para melhorar o desempenho de inovação. Esse modelo analisou três capacidades dinâmicas: capacidade de colaboração interna, capacidade absortiva e agilidade organizacional. Essas capacidades foram definidas por meio de uma revisão de literatura, que foi a etapa inicial dessa pesquisa. O foco do estudo foi em startups, empresas inovadoras e com potencial de escalabilidade. As startups analisadas são brasileiras e atuam no setor do agronegócio, sendo conhecidas como AgTech. O foco por esse tipo de organização se deu por serem empresas que atuam em ambientes com alto nível de incerteza ambiental, onde baixos níveis de desempenho de inovação podem afetar de forma negativa a desenvolvimento de vantagem competitiva e em casos mais críticos, levar à falência. A região escolhida para a realização do estudo foi o Brasil, devido a importância do agronegócio na economia desse país e dada a relevância brasileira na produção e exportação de alimentos. O estudo é de natureza quantitativa sendo que os dados foram coletados por meio de questionários enviados online. Os respondentes dos questionários são pessoas que ocupam cargos de gestão nas AgTech, incluindo CEOs, diretores e gestores em geral. Cada AgTech analisada foi representada por um único respondente, sendo analisadas 237 respostas. Medidas de estatística descritiva foram utilizadas para mensurar a caracterização da amostra. Dentre os resultados, as mídias sociais mais utilizadas são WhatsApp, Instagram, LinkedIn e Google Meeting. Para testar o modelo teórico proposto, foi utilizada a modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). O modelo desenvolvido e analisado constitui-se de seis hipóteses e compreende quatro construtos de primeira ordem: mídias sociais, capacidade absortiva, agilidade organizacional e desempenho de inovação. O modelo também apresenta um construto de segunda ordem, denominado de capacidade de colaboração interna, que é formado por três construtos: comunicação, confiança e engajamento. Com o arcabouço teórico empregado foi possível testar as hipóteses desenvolvidas, sendo que todas não foram rejeitadas. De forma geral, identificou-se que o uso de mídias sociais afeta de forma positiva o desempenho de inovação e contribui para a capacidade interna de colaboração. Essa capacidade dinâmica, por sua vez, influência de forma positiva a capacidade absortiva e agilidade organizacional das AgTech. Por fim, essas duas capacidades dinâmicas impactam de forma positiva o desempenho de inovação. Como análises adicionais, também se verificou a existência de mediações seriais na relação mídia social e desempenho de inovação. Os resultados mostram que a capacidade interna de colaboração e a capacidade absortiva, e a capacidade interna de colaboração e a agilidade organizacional, medeiam parcialmente essa relação. Os resultados também indicam que o poder explicação (R²) do desempenho de inovação é maior no modelo teórico proposto, comparando com o efeito direito do uso de mídias sociais. O modelo desenvolvido e validado permite uma compreensão analítica de como melhorar o desempenho de inovação, indicando também, que existem capacidades dinâmicas (capacidade de colaboração interna) que antecedem outras capacidades dinâmicas (capacidade absortiva e agilidade organizacional). Esse e os demais achados da pesquisa permitem que os pesquisadores e gestores entendam a sequência e os mecanismos por trás do desempenho de inovação, e compreendam a relevância do uso das mídias sociais como ferramentas organizacionais, bem como a importância das capacidades dinâmicas. Em relação as capacidades dinâmicas, destaca-se a sua importância tanto para fomentar novas capacidades, quanto como drivers do desempenho de inovação nas AgTech.;
metadataTrad.dc.description.abstract The development of dynamic capabilities is crucial for the survival of companies that operate in the contemporary organizational environment, which has been characterized as turbulent (dynamic). In this environment, where more and more social relations are taking place digitally, many organizations have been using social media in their most diverse routines. Given the diffusion of the internet and the use of these digital tools, this study aims to propound and test a theoretical model that measures the importance of social media and dynamic capabilities to improve innovation performance. This model analyzed three dynamic capabilities: internal collaboration capacity, absorptive capacity, and organizational agility. These capabilities were defined through a literature review. The study focused on startups, that is, innovative companies with scalability potential. The startups analyzed are Brazilian and operate in the agribusiness sector. Therefore, this study analyzed AgTech. The focus on this type of organization was because they are companies that operate in environments with a high level of environmental uncertainty, where low levels of innovation performance can negatively affect the development of competitive advantage and, in more critical cases, lead to bankruptcy. The region chosen for the study was Brazil due to the importance of agribusiness in that country's economy and given the Brazilian relevance in the production and export of food. The study is quantitative in nature, and data were collected through questionnaires sent online. Respondents are people who occupy management positions in AgTech, including CEOs, directors, and managers in general. Each AgTech analyzed was represented by a single respondent. Given this, the sample of this study refers to 237 AgTech. Descriptive statistics measures were used to measure the characterization of the sample. Among the results, the most used social media are WhatsApp, Instagram, LinkedIn, and Google Meetings. To test the proposed theoretical model, structural equation modeling with partial least squares estimation (PLS-SEM) was used. The model developed and analyzed consists of six hypotheses and comprises four first-order constructs: social media, absorptive capacity, organizational agility, and innovation performance. The model also presents a second-order construct, named internal collaboration capacity, which is formed by three constructs: communication, trust, and commitment. The six hypotheses are tested and all of which were not rejected. In general, it was identified that the use of social media positively affects innovation performance and contributes to the internal collaboration capability. This dynamic capacity, in turn, positively influences the absorptive capacity and organizational agility of AgTech. Finally, these two dynamic capabilities positively impact innovation performance. As additional analyses, the existence of serial mediations in the relationship between social media and innovation performance was also verified. The results show that the internal collaboration capability and absorptive capacity, and the internal collaboration capability and organizational agility, partially mediate this relationship. The results also indicate that the explanatory power (R²) of innovation performance is higher in the proposed theoretical model compared to the direct effect of using social media. The developed and validated model allows an analytical understanding of how to improve innovation performance, indicating that there are dynamic capabilities (internal collaboration capability) that precede other dynamic capabilities (absorptive capacity and organizational agility). This and other research findings allow researchers and managers to understand the sequence and mechanisms behind innovation performance, the relevance of using social media as organizational tools, and the importance of dynamic capabilities. About dynamic capabilities, we highlight their importance both for fostering new capabilities and as drivers of innovation performance in AgTech.;
metadataTrad.dc.subject AgTech; Agritech; Criação de conhecimento; Inovação; Mediação serial; Vantagem competitiva; Knowledge creation; Innovation; Serial mediation; Competitive advantage;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2023-06-22;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12562;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Administração;


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