O consumo moderado de vinho tinto na prevenção de doenças cardiovasculares
Data de defesa
Autor(a)
Orientador(a)
Título do periódico
ISSN
Título do volume
Nome da instituição
Departamento
Programa
Agência de fomento
Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica sobre a importância do consumo moderado de vinho tinto na prevenção de doenças cardiovasculares. Metodologia: Foram pesquisados artigos disponíveis nos bancos de dados Lilacs – Bireme, Medline, Scielo e Pubmed, nos últimos doze anos. Síntese de dados: Os resultados indicam que o vinho tinto e, em menor proporção, o suco de uva são ricos em flavonóides, que melhoram a função endotelial, induzindo a vasodilatação das artérias e reduzindo assim o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Conclusão: Os estudos observaram que os compostos fenólicos, provenientes apenas do vinho tinto, reduziriam a peroxidação lipídica, reações químicas mediadas pelos radicais livres, que podem romper as estruturas celulares e ter como conseqüência a oxidação do LDL(colesterol ruim), que está envolvida diretamente com os processos de aterosclerose. O consumo de vinho tinto em doses moderadas pode ser benéfico para fatores de risco cardiovascular. Porém, as evidências presentes não são suficientes para o estabelecimento de uma recomendação do consumo de vinho para a população em geral, tornado-se fundamental que sejam realizados estudos longitudinais com o vinho tinto, para obter-se resultados mais esclarecedores em relação aos seus benefícios.
