Associação entre o consumo de ultraprocessados e características de hiperatividade em adolescentes: estudo longitudinal

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data de defesa

Autor(a)



Orientador(a)


Título do periódico

ISSN

Título do volume

Nome da instituição

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Departamento

Escola de Saúde

Programa

Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos

Agência de fomento

Nenhuma
Resumo

Este estudo longitudinal tem como objetivo verificar a associação entre consumo de ultraprocessados e a presença de características de hiperatividade em adolescentes. O estudo consiste em uma análise de dados secundários de um estudo maior, o qual possui delineamento de ensaio de campo randomizado com crianças recrutadas ao nascimento. Ao nascimento, os pares mãe-filho foram randomizados em grupo intervenção e controle, sendo que o grupo intervenção foi submetido a um programa de orientações dietéticas, relativo as diretrizes elaboradas pela Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde denominadas: “Dez Passos da Alimentação Saudável para crianças menores de dois anos”. O estudo compreendeu quatro fases de coleta de dados, através de visitas domiciliares mediante entrevista com as mães. As análises do presente estudo consideraram os dados coletados aos 3-4, 7-8 e 12-13 anos e não levou em consideração o grupo inicial que a criança fazia parte. Foram realizados dois inquéritos recordatórios de 24 horas com cada criança, e a partir deles foi calculado o consumo de ultraprocessados em gramas, kcal e percentual de energia em relação ao valor energético total da dieta. Foi aplicado o questionário de capacidades e dificuldades SDQ versão para os adolescentes, instrumento este que rastreia problemas de saúde mental e foi respondido pelos próprios participantes (versão destinada para adolescentes de 11-16 anos). Quanto aos resultados com significância estatística, foi observado que o consumo de kcal vindas de alimentos ultraprocessados aos 4 anos e o excesso de peso aos 12 anos estão associados a presença de características de hiperatividade na adolescência (p=0,002 e p=0,034). Este estudo evidencia que o consumo de uma alimentação não saudável na infância pode impactar em aspectos comportamentais na adolescência, o que reforça a importância da atuação precoce visando o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.


Tema (CNPq)

ACCNPQ::Ciências da Saúde::Nutrição

Tipo de arquivo

Dissertação

Como citar

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por