Benefícios da suplementação de selênio na prevenção e no tratamento do câncer
Arquivos
Data de defesa
Autor(a)
Orientador(a)
Título do periódico
ISSN
Título do volume
Nome da instituição
Departamento
Programa
Agência de fomento
Estudos recentes descrevem que indivíduos com câncer se beneficiam com suplementação deste mineral principalmente em indivíduos com níveis baixos de selênio (Se) plasmático. Foi realizada uma revisão sistemática objetivando analisar o beneício da suplementação do Se na prevenção e tratamento do câncer. A busca foi efetuada nas bases de dados do Pubmed, Bireme e Cochrane compreendendo os últimos 15 anos, foram selecionados somente estudos randomizados. Todos ensaios analisados utilizaram suplementação de selênio em indivíduos adultos. Os estudos analisados apresentaram evidências de que o uso do Se na prevenção e tratamento do câncer demonstra resultados positivos, em maior prevalência em indivíduos com baixos níveis plasmáticos . È imperativo ampliar estudos visando determinar a eficácia da suplementação do Se, levando em conta a predisposição genética dos indivíduos.
