Terapia nutricional e suplementação em pacientes com neoplasia esofágica: revisão da literatura

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data de defesa

Autor(a)



Orientador(a)


Título do periódico

ISSN

Título do volume

Nome da instituição

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Departamento

Programa

Agência de fomento

Resumo

O tratamento mais eficaz para neoplasia de esôfago, com melhor expectativa de cura, é a ressecção total ou parcial do esôfago, podendo ser precedida por tratamentos quimioterápicos e/ou radioterápicos. A terapia nutricional adequada, contudo, é de extrema importância para a manutenção e recuperação do estado nutricional, favorecendo a eficácia dos tratamentos. O objetivo desta revisão foi avaliar verificar na literatura quais os benefícios associados com a suplementação da terapia nutricional. Foram feitas buscas nas bases de dados Medline/PubMed e Bireme, selecionando artigos publicados entre 2010 e 2015, utilizando os descritores Terapia nutricional; Neoplasia esofágica e seus respectivos MeSH. Foram incluídos estudos originais com intervenção nutricional pré e pós-ressecção tumoral. A procura realizada nas bases de dados resultou na identificação de 1574 artigos; destes 34 foram selecionados para leitura completa, dentre os quais quatro foram incluídos na revisão sistemática, abrangendo a análise de 388 pacientes. Todos os estudos são de caráter duplo-cego randomizados com pacientes adultos com histologia positiva, sendo o tumor ressecável. Três dos estudos não encontraram diferença estatisticamente significativa entre os grupos analisados (Nutrição enteral x Nutrição parenteral; Nutrição enteral e parenteral pré e pós cirúrgico X Nutrição enteral pre e pós cirúrgico e parenteral pre cirúrgico; Oxepa® pre e pós cirúrgico x Ensure® pre e pós cirúrgico x Osmolite® pós-cirúrgico). Um dos artigos verificou uma alteração positiva na avaliação subjetiva do estado nutricional do grupo intervenção, Supportan® mais nutrição enteral padrão, (Escore de Kondrup reduziu 0,52±0,15 pontos p>0.0165 ajustado e ASG melhorou em 28% no grupo intervenção p>0,0065). As evidências cientificas ainda são inconclusivas no que diz respeito a suplementação da nutrição, tanto enteral quando parenteral, de pacientes com neoplasia esofágica. Portanto são necessárias mais pesquisas avaliando o efeito da suplementação em pacientes com neoplasia esofágica durante todas as fases de tratamento.