Consumo de frutas e vegetais por pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica e sua relação com o status da doença

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data de defesa

Autor(a)



Orientador(a)


Título do periódico

ISSN

Título do volume

Nome da instituição

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Departamento

Escola de Saúde

Programa

Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos

Agência de fomento

Nenhuma
Resumo

A ingestão de frutas e vegetais tem sido relacionada à melhora da função pulmonar em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Até o momento, não se encontra na literatura trabalhos suficientes que demonstremuma associação do padrão alimentar com o estadiamento da doença,proposto pelo protocolo da Global Initiative for ChronicObstructiveLungDisease – GOLD.Este estudo, observacional e transversal, avaliou a associação entre a ingestão de frutas e vegetais e o estadiamento da doença. Foram avaliados 32 pacientes, de ambos os sexos, com idadesentre 55 e 93 anos e submetidos à avaliação clínica conforme o protocolo GOLD. Os pacientes foram divididos em dois grupos, de acordo com a maior frequência de sintomas (A/C e B/D) e responderam um Questionário de Frequência Alimentar. Não houve diferença estatisticamente significativa entre o consumo de frutas em relação ao estadiamento da doença em ambos os grupos (p = 0,920 e p = 0,562).O mesmo resultado foi encontrado em relação ao consumo de vegetais (p = 0,064 e p = 0,483). Os resultados sinalizaram uma tendência dos pacientes em estadiamento B/D (apresentam mais sintomas), consumirem menos vegetais, quando comparados com aqueles em estadiamento A/C (apresentam menos sintomas), (p=0,064). O resultado deste estudo não mostrou associação significativa entre a frequência e a quantidade de consumo de frutas e vegetais com o estadiamento da doença.


Tema (CNPq)

ACCNPQ::Ciências da Saúde::Nutrição

Tipo de arquivo

Dissertação

Como citar

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por