Papel da dieta dash (dietary approach to stop hypertension) na terapêutica da síndrome metabólica em pacientes com história prévia de acidente vascular cerebral isquêmico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data de defesa

Autor(a)



Orientador(a)


Título do periódico

ISSN

Título do volume

Nome da instituição

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Departamento

Programa

Agência de fomento

Resumo

O estudo tem como finalidade comparar o efeito da dieta DASH com dieta habitual no melhora clínica de pacientes com síndrome metabólica e história prévia de AVC isquêmico. Trata-se de um ensaio clínico randomizado que acompanhou indivíduos adultos e idosos com diagnóstico prévio de AVC isquêmico em período não superior a três meses, atendidos no HCPA. Os indivíduos foram randomizados em dois grupos: dieta DASH ou habitual e foram submetidos à aferição da pressão arterial, glicemia de jejum, triglicerídeos, HDL-colesterol e circunferência da cintura. Foram avaliados 80 indivíduos pareados com idade média de 61,7±12 anos. Após seis meses de intervenção, houve redução significativa da circunferência da cintura (p = 0,001), peso corporal (p = 0,01), IMC (p = 0,03) e níveis de colesterol total (p = 0,03) e triglicerídeos (p = 0,04) no grupo DASH. No entanto, os achados do estudo não demonstraram os benefícios da dieta DASH e do aconselhamento nutricional sobre a melhora clínica da SM, porém houve redução do peso corporal e de biomarcadores de risco cardiovascular. Estudos com maior número de participantes e acompanhamento mais prolongado são necessários para demonstrar se a dieta DASH pode trazer resultados favoráveis na melhora clínica da SM em pacientes com diagnóstico prévio de AVC isquêmico.