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As condições para a emergência e a formação de lideranças pelo Orçamento Participativo na perspectiva de Freire e Gramsci

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metadataTrad.dc.contributor.author Herbert, Sérgio Pedro;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0035063782750705;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Streck, Danilo R.;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2250864123409266;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title As condições para a emergência e a formação de lideranças pelo Orçamento Participativo na perspectiva de Freire e Gramsci;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta tese analisa algumas condições de emersão e formação de lideranças a partir da experiência do Orçamento Participativo no Estado do Rio Grande do Sul e no Município de Barão. Apresenta a base histórica e cultural de vivência comunitária do povo da Região do Vale do Caí. Trata-se de uma construção coletiva fomentada pelo cultivo de valores religiosos e comunitários que se refletem na participação política promovida pelo Orçamento Participativo (OP). Analisando condições de liderança em Gramsci e Freire, constata-se que o OP, uma forma participativa na tomada de decisões sobre investimentos e políticas públicas, favorece o despertar de lideranças políticas e sociais. Com o surgimento de novos municípios a partir do ano 1982, a população interiorana aproximou-se do poder público e alterou a relação com as lideranças comunitárias que passaram a ocupar funções administrativas. Surge a necessidade de uma organização pública que abrange um território além dos limites da comunidade. O que há duas décadas estava d;
metadataTrad.dc.subject administração popular; administração pública; liderança comunitária; liderança política; participação comunitária; orçamento participativo;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Humanas;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2007-02-28;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2059;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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