metadataTrad.dc.contributor.author |
Cavalcanti, Paulo Henrique; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/9421298460091689; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Silva, Roberto Rafael Dias da; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/3180659616699939; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Humanidades; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Finalidades e propósitos da educação jesuíta : formação para a excelência humana integral; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
A análise sobre a educação jesuíta evidencia que sua finalidade consiste na formação para a excelência humana integral. Essa conclusão decorre do objetivo delineado como reconhecer a compreensão de finalidades e propósitos formativos que emergem nos documentos educativo jesuítas, de modo a identificar os sentidos de formação humana que decorrem dessa compreensão. O método adotado foi a análise documental e investiga 24 documentos educativos da Companhia de Jesus. Ao tratar os dados foi identificado recorrências, que foram reunidas em três categorias analíticas: humanismo, excelência humana e perspectiva integral de formação. Assim, a investigação realizada reconhece que a educação jesuíta consiste num modo de proceder ancorado no humanismo social cristão, orientado por uma perspectiva integral de formação, de modo a desenvolver a excelência humana integral como sua finalidade formativa. Há uma identificação entre a própria finalidade da educação jesuíta e o ideal de pessoa a ser
formado por seu modelo educativo. Essa convergência entre finalidades formativas e sentido da formação humana questiona o atual enredamento da educação à lógica da aprendizagem e seus efeitos de perda da centralidade da pessoa humana em seu processo formativo. Ao mesmo tempo, explicita que o ajustamento da formação humana à adaptabilidade flexível reduz as finalidades formativas para utilidade capacitativa. Assim, a finalidade da educação jesuíta não pode ser restringida à aprendizagem, uma vez que está orientada para a excelência humana integral.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
The analysis of Jesuit education highlights that its purpose lies in fostering integral human
excellence. This conclusion stems from the outlined objective of recognizing the understanding of formative purposes and goals that emerge from Jesuit educational documents, aiming to identify the dimensions of human formation that arise from this understanding. The adopted method involved document analysis, investigating 24 educational documents from the Society of Jesus. Through data analysis, recurring themes were identified and grouped into three analytical categories: humanism, human excellence, and a holistic perspective on education. Consequently, this research acknowledges that Jesuit education operates within a framework anchored in Christian social humanism, guided by a comprehensive approach to formation, with the ultimate goal of developing integral human excellence. There is alignment between the very
purpose of Jesuit education and the ideal of the person to be shaped by its educational model. This convergence of formative objectives and the essence of human formation challenges the current entanglement of education with a learning-centric logic, which may lead to a loss of focus on the centrality of the individual in the formative process. Simultaneously, it underscores that adapting human formation to flexible utility diminishes formative purposes. Therefore, the purpose of Jesuit education cannot be confined solely to learning, as it is oriented toward holistic human excellence.; |
metadataTrad.dc.subject |
Finalidades formativas; Formação humana integral; Educação jesuíta; Humanismo; Excelência humana; Purpose in education; Integral human formation; Jesuit education; Humanism; Human excellence; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
metadataTrad.dc.type |
Tese; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2024-07-12; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
Nenhuma; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13273; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |