Abstract:
A análise sobre a educação jesuíta evidencia que sua finalidade consiste na formação para a excelência humana integral. Essa conclusão decorre do objetivo delineado como reconhecer a compreensão de finalidades e propósitos formativos que emergem nos documentos educativo jesuítas, de modo a identificar os sentidos de formação humana que decorrem dessa compreensão. O método adotado foi a análise documental e investiga 24 documentos educativos da Companhia de Jesus. Ao tratar os dados foi identificado recorrências, que foram reunidas em três categorias analíticas: humanismo, excelência humana e perspectiva integral de formação. Assim, a investigação realizada reconhece que a educação jesuíta consiste num modo de proceder ancorado no humanismo social cristão, orientado por uma perspectiva integral de formação, de modo a desenvolver a excelência humana integral como sua finalidade formativa. Há uma identificação entre a própria finalidade da educação jesuíta e o ideal de pessoa a ser
formado por seu modelo educativo. Essa convergência entre finalidades formativas e sentido da formação humana questiona o atual enredamento da educação à lógica da aprendizagem e seus efeitos de perda da centralidade da pessoa humana em seu processo formativo. Ao mesmo tempo, explicita que o ajustamento da formação humana à adaptabilidade flexível reduz as finalidades formativas para utilidade capacitativa. Assim, a finalidade da educação jesuíta não pode ser restringida à aprendizagem, uma vez que está orientada para a excelência humana integral.