metadataTrad.dc.contributor.author |
Kakuta, Susana Maria; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/7248390330072073; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Balestrin, Alsones; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/14354702074943; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Gestão e Negócios; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Desenvolvimento de novos produtos em startups: proposta de um artefato para a avaliação de nível de maturidade; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Com características distintas das empresas tradicionais, as startups se destacam pela capacidade de desenvolver produtos inovadores e levá-los ao mercado de forma ágil. No entanto, enfrentam desafios significativos, principalmente no desenvolvimento de novos produtos. Esta pesquisa de tese tem como objetivo investigar as dimensões estratégicas relevantes no desenvolvimento de novos produtos em startups e como elas se manifestam na gestão dessas empresas. Essas estratégias estão bem delimitadas na literatura das empresas tradicionais, mas carecem de aprofundamento teórico-empírico no contexto das startups. Barczak e Kahn (2012) propuseram um instrumento de avaliação com sete dimensões estratégicas para empresas tradicionais: Estratégia, Capacidade de P&D, Comercialização, Gestão de Processos, Clima de Projeto, Cultura Organizacional e Indicadores de Desempenho. Essas dimensões potencialmente contribuem para o desenvolvimento e inserção bem-sucedida de novos produtos no mercado. Com base no construto de Barczak e Kahn (2012), a pesquisa buscou adaptar e ampliar essas dimensões estratégicas para o contexto das startups. A pesquisa utilizou a metodologia DSR - Design Science Research, e os resultados foram validados por meio de questionários quantitativos aplicados a especialistas e startups. Com base em revisões conceituais e na incorporação de outros autores, foram identificadas semelhanças e diferenças conceituais nas dimensões estratégicas entre empresas tradicionais e startups; consolidando novos conhecimentos, incluindo a constatação de que as dimensões propostas por Barczak e Kahn (2012) podem ser aplicadas às startups, com ajustes na sua descrição. No entanto, as evidências baseadas na certificação da PDMA (Product Development & Management Association), não se aplicam às startups. Assim, foram desenvolvidas novas evidências com base em construtos de outros autores, na experiência da pesquisadora e na validação de especialistas. Além disso, foram propostas três novas dimensões estratégicas específicas para startups: Interação em Ecossistemas, Inserção Digital e Capacidade Financeira. A partir dessas análises, foi consolidado um conjunto de 10 dimensões estratégicas relevantes para o desenvolvimento de novos produtos em startups: Estratégia, Capacidade de P&D, Comercialização, Gestão de Processos, Clima de Projeto, Cultura Organizacional, Indicadores de Desempenho, Inserção Digital, Interação em Ecossistema e Capacidade Financeira. Com base neste conjunto de 10 dimensões, foi desenvolvido um artefato digital para diagnosticar o nível de maturidade na implementação dessas práticas de gestão nas startups. Os resultados da aplicação desse artefato em um conjunto de startups indicaram que, em média, essas empresas não possuem evidências de práticas de gestão de desenvolvimento de novos produtos implementadas, documentadas, rastreáveis e de uso rotineiro em todas as dimensões estratégicas examinadas. As performances mais negativas foram nas dimensões de Gestão Financeira, Cultura Organizacional e Clima de Projeto, o que representa um desafio organizacional importante, uma vez que essas dimensões afetam diretamente a sobrevivência e a credibilidade das startups. Por outro lado, as dimensões de Capacidade de P&D e Inserção Digital apresentaram as melhores performances, refletindo as características essenciais das startups. O artefato digital desenvolvido está disponível no site www.startupacademy.digital/diagnostico-de-maturidade. Portanto, esta pesquisa oferece um meio de diagnóstico para auxiliar as startups a aprimorar suas práticas de gestão e aumentar as chances de sucesso.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
With distinct characteristics from traditional companies, startups stand out for their capability to develop innovative products and bring them to market quickly. However, they also face significant challenges, particularly in developing new products. This doctoral dissertation aims to investigate the relevant strategic dimensions in the development of new products in startups and how they manifest themselves in the management of such businesses. These strategies are well delimited in the literature of traditional companies but lack theoretical-empirical deepening in the context of startups. Barczak and Kahn (2012) proposed an assessment instrument with seven strategic dimensions for traditional companies: Strategy, R&D Capability, Commercialization, Process Management, Project Climate, Organizational Culture, and Performance Indicators. These dimensions potentially contribute to developing and inserting new products in the market. Based on Barczak and Kahn's (2012) construct, the research sought to adapt and expand these strategic dimensions to the context of startups. The study used the DSR - Design Science Research methodology, and the results were validated through quantitative questionnaires applied to specialists and startups. Based on conceptual reviews and the incorporation of other authors, conceptual similarities and differences were identified in the strategic dimensions between traditional companies and startups, consolidating new knowledge. Also, it was identified that the dimensions proposed by Barczak and Kahn (2012) can be applied to startups, with adjustments in their description. However, evidence-based PDMA (Product Development & Management Association) certification does not apply to startups. Thus, new evidence was developed based on constructs from other authors, the researcher's experience, and the validation of specialists. In addition, three new specific strategic dimensions for startups were proposed: Interaction in Ecosystems, Digital Insertion, and Financial Capability. Based on these analyses, a set of 10 strategic dimensions relevant to developing new products in startups was consolidated: Strategy, R&D Capability, Commercialization, Process Management, Project Climate, Organizational Culture, Performance Indicators, Digital Insertion, Interaction in Ecosystem, and Financial Capability. Based on this set of 10 dimensions, a digital artifact was developed to diagnose the level of maturity in implementing these management practices in startups. The results of applying this artifact to a set of startups indicated that, on average, these companies do not have evidence of implemented, documented, traceable, and routinely used new product development management practices in all examined strategic dimensions. The most negative performances were in the dimensions of Financial Management, Organizational Culture, and Project Climate, which represents an important organizational challenge since these dimensions directly affect the survival and credibility of startups. On the other hand, the dimensions of R&D Capability and Digital Insertion showed the best performances, reflecting the essential characteristics of startups. The developed digital artifact is available at www.startupacademy.digital/diagnostico-de-maturidade. Therefore, this research offers a means of diagnosis to help startups improve their management practices and increase their chances of success.; |
metadataTrad.dc.subject |
Inovação; Desenvolvimento de novos produtos; Startups; Maturidade; Gestão; Artefato de avaliação; Boas práticas; Innovation; New product development; Maturity; Management; Assessment tool/artifact; Best practices; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
metadataTrad.dc.type |
Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2023-08-11; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
Fundo Jesuíta Unisinos; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13238; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios; |