RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Framework para tomada de decisão baseada em dados em empresas brasileiras do segmento de centros auditivos

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Ferreira, Ana Paula Lopes de Abreu;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1950876768533141;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Maldaner, Luís Felipe;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9245985025486395;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Framework para tomada de decisão baseada em dados em empresas brasileiras do segmento de centros auditivos;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação explora a importância crescente dos dados como ativos intangíveis nas decisões empresariais para desempenho futuro e competitividade sustentável, propondo um framework para a tomada de decisão baseada em dados para o segmento de centro auditivos. No cenário da Analytics Economy, a tomada de decisão baseada em dados é enfatizada como uma ação estratégica para melhorar processos, produtos e serviços, inovar e aumentar a competitividade, especialmente em micro e pequenas empresas. A pesquisa se insere no contexto histórico da fonoaudiologia no Brasil, destacando a evolução desse segmento econômico e o papel crescente dos centros auditivos na saúde e bem-estar da população. O estudo enfatiza a relevância da categoria dos fonoaudiólogos no país, abordando a importância e a representatividade desse setor no Brasil. Este estudo aborda as mudanças tecnológicas na prestação de cuidados de saúde auditiva, destacando a evolução dos modelos de negócios e o atendimento centrado no paciente. Enfatiza a necessidade de agilidade nos processos decisórios nos centros auditivos para que se adaptem às novas demandas do mercado, e assim se tornarem empresas mais competitivas. O estudo se concentra-se em como implementar a tomada de decisão baseada em dados em empresas brasileiras do segmento de centros auditivos. Os objetivos incluem desenvolver um framework para essa implementação, avaliar a maturidade analítica dessas empresas, identificar fatores restritivos e impulsionadores à tomada de decisão baseada em dados, e elaborar um plano de ação para aumentar a maturidade analítica das empresas. Como resultado da revisão teórica do estado da arte do tema, foi elaborado o framework baseado nas estruturas Cultura Data-Driven, Estratégia Empresarial, Solução de Problemas e Oportunidades de Melhoria, TBDB Gerencial, Business Analytics, Gestão de Dados e TDBD Estratégica, que estão apoiadas em três áreas: Gestão do Negócio, Business Analytics e áreas de negócio. O resultado quantitativo da pesquisa aplicada avaliando o nível de maturidade analítica demonstra que as empresas estão ao nível inicial de maturidade analítica. O framework submetido à validação deu-se com pesquisa qualitativa baseada em entrevistas com gestores de centros auditivos, os quais ratificaram o framework proposto. Como limitações, foi constatado que poucos respondentes aderiram à pesquisa, bem como, as pesquisas qualitativas tiveram pouca profundidade. Como sugestões de estudos futuros indica-se aprofundar o entendimento dos resultados deste estudo com a realização de novas pesquisas com uma amostra mais ampla e diversificada de gestores de centros auditivos. Seria benéfico também investigar a aplicabilidade do framework proposto para explorar sua utilidade e eficácia em diferentes contextos empresariais.;
metadataTrad.dc.description.abstract This dissertation delves into the increasingly important role of data as intangible assets in business decisions for future performance and sustainable competitiveness, proposing a framework for data-driven decision-making in the audiology center sector. In the context of the Analytics Economy, data-driven decision-making is emphasized as a strategic action to enhance processes, products, and services, innovate, and increase competitiveness, especially in micro and small businesses. The research situates itself in the historical context of speech therapy in Brazil, highlighting the evolution of this economic segment and the growing role of audiology centers in the health and well-being of the population. The study emphasizes the relevance of the speech therapists' category in the country, addressing the importance and representativeness of this sector in Brazil. This study focuses on technological changes in the provision of hearing healthcare, highlighting the evolution of business models and patient-centered care. It stresses the need for agility in decision-making processes in audiology centers to adapt to new market demands and thus become more competitive businesses. The study concentrates on how to implement data-driven decision-making in Brazilian businesses within the audiology center segment. Objectives include developing a framework for this implementation, assessing the analytical maturity of these companies, identifying restrictive and driving factors to data-driven decision-making, and devising an action plan to increase the analytical maturity of the companies. As a result of the theoretical review of the state of the art on the topic, a framework was developed based on the structures of Data-Driven Culture, Business Strategy, Problem Solving and Improvement Opportunities, TBDB Managerial, Business Analytics, Data Management, and Strategic TDBD, supported in three areas: Business Management, Business Analytics, and business areas. The quantitative result of the applied research evaluating the level of analytical maturity shows that the companies are at an initial level of analytical maturity. The framework submitted for validation was conducted with qualitative research based on interviews with managers of audiology centers, who ratified the proposed framework. Limitations included few respondents participating in the research and the qualitative surveys having little depth. As suggestions for future studies, it is indicated to deepen the understanding of the results of this study with new research involving a broader and more diverse sample of audiology center managers. It would also be beneficial to investigate the applicability of the proposed framework to explore its utility and effectiveness in different business contexts.;
metadataTrad.dc.subject Business analytics; Data-Driven; Business Intelligence; Framework; Tomada de decisão baseada em dados; Centros auditivos; Data-driven decision making; Audiology centers;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2024-03-28;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13228;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics