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O componente curricular Projeto de Vida como prática educativa: reflexões sobre o papel desta disciplina no percurso da formação escolar e sua operacionalização nas práticas pedagógicas

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Autor Cardoso, Luciana Maximo;
Orientador Andrighetti, Graziela Hoerbe;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5346175243293749;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O componente curricular Projeto de Vida como prática educativa: reflexões sobre o papel desta disciplina no percurso da formação escolar e sua operacionalização nas práticas pedagógicas;
Resumo A partir do conceito de educação integral, enfatizado nos documentos oficiais e mais recentemente na última versão da Base Nacional Comum Curricular (2018), entende-se que a escola deve assumir o compromisso com o desenvolvimento do estudante de forma global, compreendido não mais apenas nas dimensões cognitiva e cidadã como únicas a serem desenvolvidas, mas também nas dimensões pessoal, social, profissional, afetiva, entre outras. É nesse contexto, a partir da necessidade de a escola formar sujeitos em sua integralidade, que se insere o componente curricular Projeto de Vida como parte dos currículos escolares da rede pública estadual a partir do ano de 2020. Através da análise de tarefas pedagógicas à luz da Base Nacional Comum Curricular (2018) e dos Referenciais Curriculares (2009), e também de entrevista com uma docente da disciplina, esta pesquisa teve por objetivo verificar o papel do componente curricular Projeto de Vida no percurso formativo dos alunos em anos finais do Ensino Fundamental, e de que maneira podem ser operacionalizadas competências e conteúdos nas práticas pedagódigas que contribuam para seus projetos de vida. Verificou-se que as práticas ofertaram contribuições ainda modestas, mas com potencial de serem trabalhadas através do redirecionamento do desenho das tarefas.;
Abstract From the concept of integral education, emphasized in official documents and more recently in the latest version of Base Nacional Comum Curricular (2018), it is understood that the school must assume the commitment to the development of the student in a global way understood no longer only in the cognitive and citizen dimensions as the only ones to be developed, but also in the personal, social, professional, affective dimensions, among others. It is in this context, from the need for the school to form subjects in their completeness, that the Life Project curricular subject is inserted as part of the state public schools curriculum from 2020. Through the analysis of pedagogical tasks in the light of the Base Nacional Comum Curricular (2018) and from Referenciais Curriculares (2009), and also from an interview with a teacher of the subject, this research aimed to verify the role of the Life Project curricular component in the formative path of students in the final years of Elementary School, and how skills and content can be operationalized in pedagogical practices that contribute to their life projects. It was found that the practices offered contributions that were still modest, but with the potential to be worked on by redirecting the design of the tasks.;
Palavras-chave Componente curricular Projeto de Vida; Práticas pedagógicas; Ensino fundamental; Life Project curricular subject; Pedagogical practices; Elementary school;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-10;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13071;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


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