RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Pedagogia inaciana e educação popular: encontros potentes para a formação integral

Mostrar registro simples

Autor Espiríto Santo, Paulo Roberto do;
Orientador Costa, Daianny Madalena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Pedagogia inaciana e educação popular: encontros potentes para a formação integral;
Resumo O presente artigo apresenta reflexões entre Pedagogia Inaciana e Educação Popular. Objetiva-se estabelecer diálogos teóricos e metodológicos entre a Pedagogia Inaciana inspirada nos exercícios espirituais de Santo Inácio com a Educação Popular perspectivada com o pensamento de Paulo Freire. Buscar-se-á trazer uma discussão na perspectiva Freiriana, tendo em vista a formação integral, por meio de quatro pilares que alicerçam os diálogos imprescindíveis para as práticas pedagógicas escolares: o currículo, a pesquisa, a educação integral/libertadora e a avaliação. Aplica-se uma metodologia amparada pela pesquisa bibliográfica, entrelaçando livros e documentos. Fundamenta-se por meio de teóricos que trabalham com a Pedagogia Inaciana, juntamente com a proposta de Paulo Freire. Enfatiza-se que os estudos relacionando a Pedagogia Inaciana e a Educação Popular aprofundam e integram concepções para o desenvolvimento da pessoa humana em sua integralidade situada no cotidiano de suas experiências de vida.;
Palavras-chave Pedagogia inaciana; Educação popular; Educação integral/libertadora;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-10-05;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12859;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística