Autor |
Espiríto Santo, Paulo Roberto do; |
Orientador |
Costa, Daianny Madalena; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7960706094337238; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Pedagogia inaciana e educação popular: encontros potentes para a formação integral; |
Resumo |
O presente artigo apresenta reflexões entre Pedagogia Inaciana e Educação Popular. Objetiva-se estabelecer diálogos teóricos e metodológicos entre a Pedagogia Inaciana inspirada nos exercícios espirituais de Santo Inácio com a Educação Popular perspectivada com o pensamento de Paulo Freire. Buscar-se-á trazer uma discussão na perspectiva Freiriana, tendo em vista a formação integral, por meio de quatro pilares que alicerçam os diálogos imprescindíveis para as práticas pedagógicas escolares: o currículo, a pesquisa, a educação integral/libertadora e a avaliação. Aplica-se uma metodologia amparada pela pesquisa bibliográfica, entrelaçando livros e documentos. Fundamenta-se por meio de teóricos que trabalham com a Pedagogia Inaciana, juntamente com a proposta de Paulo Freire. Enfatiza-se que os estudos relacionando a Pedagogia Inaciana e a Educação Popular aprofundam e integram concepções para o desenvolvimento da pessoa humana em sua integralidade situada no cotidiano de suas experiências de vida.; |
Palavras-chave |
Pedagogia inaciana; Educação popular; Educação integral/libertadora; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-10-05; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12859; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |