| Autor | Espiríto Santo, Paulo Roberto do; |
| Orientador | Costa, Daianny Madalena; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/7960706094337238; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Pedagogia inaciana e educação popular: encontros potentes para a formação integral; |
| Resumo | O presente artigo apresenta reflexões entre Pedagogia Inaciana e Educação Popular. Objetiva-se estabelecer diálogos teóricos e metodológicos entre a Pedagogia Inaciana inspirada nos exercícios espirituais de Santo Inácio com a Educação Popular perspectivada com o pensamento de Paulo Freire. Buscar-se-á trazer uma discussão na perspectiva Freiriana, tendo em vista a formação integral, por meio de quatro pilares que alicerçam os diálogos imprescindíveis para as práticas pedagógicas escolares: o currículo, a pesquisa, a educação integral/libertadora e a avaliação. Aplica-se uma metodologia amparada pela pesquisa bibliográfica, entrelaçando livros e documentos. Fundamenta-se por meio de teóricos que trabalham com a Pedagogia Inaciana, juntamente com a proposta de Paulo Freire. Enfatiza-se que os estudos relacionando a Pedagogia Inaciana e a Educação Popular aprofundam e integram concepções para o desenvolvimento da pessoa humana em sua integralidade situada no cotidiano de suas experiências de vida.; |
| Palavras-chave | Pedagogia inaciana; Educação popular; Educação integral/libertadora; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2021-10-05; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12859; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |