Resumo:
A presente pesquisa de mestrado está relacionada com o desenvolvimento de práticas pedagógicas, na perspectiva da aprendizagem inventiva em ato conectivo transorgânico no contexto da Educação OnLIFE. Na problematização do tempo presente, emerge a questão de pesquisa: “Como a aprendizagem inventiva em ato conectivo, potencializa o desenvolvimento de práticas pedagógicas no contexto da Educação OnLIFE?”. Tem como objetivo desenvolver práticas pedagógicas fundamentadas na teoria da aprendizagem inventiva, articulada ao conceito de ato conectivo transorgânico, a fim de compreender como podem potencializar a Educação OnLIFE. A dissertação articula na perspectiva teórico-metodológica, a cognição inventiva (KASTRUP), o ato conectivo transorgânico (DI FELICE), a gamificação (SCHLEMMER) e a Educação OnLIFE (SCHLEMMER, MOREIRA), além dos resultados de pesquisas desenvolvidas pelo GPe-dU UNISINOS/CNPq. A pesquisa apropria-se do Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção, proposto por Passos, Kastrup, Escóssia e Tedesco (2015), para a produção e análise dos dados. Os dados produzidos nos dispositivos da pesquisa foram registrados em textos, fotos, áudios e vídeos, os quais foram transcritos e, juntamente com os registros realizados no diário de percurso, analisados durante o percurso fundamentados pelas contribuições dos intercessores teóricos e, considerando o problema e objetivos da pesquisa. Do movimento de análise, que constitui uma
pesquisa-intervenção, emergiram pistas que nos ajudaram a responder o problema
de pesquisa e alcançar os objetivos propostos, dentre as quais destacam-se: experiências de problematização; novas formas de habitar; ruptura das fronteiras
geográficas; compreensão da complexidade; processos colaborativos e cooperativos; e educação cidadã e sustentável. No que se refere ao objetivo de pesquisa, foram desenvolvidas diferentes práticas pedagógicas na ação “COnectaKaTching: Um mundo de conexões”, as quais, fundamentadas pela teoria da aprendizagem inventiva em ato conectivo transorgânico (SCHLEMMER, 2022, 2023) forneceram os elementos: protagonismo ecológico-conectivo, autoria, coengendramento de TD e gamificação, para potencializar a Educação OnLIFE. Por fim, entende-se que a dissertação contribui para o avanço do conhecimento na área, na medida em que evidenciou pistas que auxiliam no processo de construção dessa nova teoria de aprendizagem, coerente com a realidade híbrida e hiperconectada na qual as crianças e adolescente se desenvolvem e, produziu novas práticas pedagógicas que, além de potencializar a Educação OnLIFE, contribuem para problematizar as práticas a tempos institucionalizadas nas escolas. Com a discussão acerca das possibilidades de desenvolvimento, em co-criação de práticas
pedagógicas inventivas, que permitam o extrapolar dos espaços físicos geográficos
das instituições, partindo da compreensão de que a aprendizagem emerge na
problematização do tempo/mundo presente, com a criação de novos habitares do
ensinar e do aprender, onde a invenção é potencializada pelo ato conectivo transorgânico, portanto, que ocorre entre as entidades humanas e não humanas, em
rede, em uma perspectiva ecossistêmica.