Resumo |
O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo compreender e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto dos Kindergarten na Alemanha, buscando compreender os parâmetros legais que permeiam a educação infantil no país. Por meio de um estudo de caso, proponho o seguinte problema de pesquisa: “Que elementos contribuem para a prática pedagógica em uma instituição de educação infantil localizada na cidade de Aachen (NRW) e o que caracteriza tais práticas? ”. Partindo-se de um estudo de caso realizado em um Kindergarten localizado na cidade de Aachen, na Alemanha, foi enviado um questionário para os pais das crianças desta instituição, bem como para uma das professoras, para a coleta de dados. Com base na análise dos resultados juntamente com os autores que embasaram o referencial teórico desta pesquisa, foi possível concluir que o brincar de forma livre é um dos elementos chave que contribuem para uma educação infantil de qualidade. O questionário indicou também uma diferença de percepções entre as mães brasileira e as mães alemãs no que se refere ao papel da educação infantil e seus objetivos, o que pode ser explicado, entre outros, pelas Dimensões Culturais (LANZER, 2013). O trabalho sugere também a importância de aprofundamento nesta temática, já que são muitos os aspectos a serem analisados.; |