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Com o objetivo de compreender a percepção dos professores acerca da
leitura, o presente estudo buscou analisar como ocorrem os projetos literários
destinados à leitura deleite na escola que, ao longo deste trabalho, intitulei como
João Guimarães Rosa, no município de São Leopoldo (RS), para que, assim, fosse
possível responder à seguinte problematização: de que forma a leitura é
apresentada aos alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental da EMEF
João Guimarães Rosa? No primeiro momento apresento as minhas experiências
com a leitura e os motivos para estudar sobre este assunto. Logo, exploro os
conceitos de Leitura Deleite e Projetos Literários, dialogando com o pensamento de
pesquisadores e suas definições sobre tais termos. Em seguida, trago uma breve
análise sobre a Base Nacional Comum Curricular, BNCC e suas propostas, referente
à leitura no ensino fundamental. Então, destaco a metodologia de estudo realizada
com seis professoras da EMEF João Guimarães Rosa, com a intenção de analisar
como e se ocorrem projetos literários direcionados à leitura deleite. Utilizei os meus
registros do diário de campo, enquanto bolsista do PIBID, questionários, interações
pela plataforma WhatsApp e E-mail para a coleta de dados. Entre os achados da
pesquisa, enfatizo a importância de políticas públicas que valorizem a leitura,
formações continuadas para os professores e acervos literários de qualidade, para
que assim se possa desenvolver projetos literários voltados à leitura deleite nas
instituições de ensino. Por fim, concluo o estudo destacando minhas percepções ao
desenvolver esta pesquisa, bem como alternativas possíveis para que a leitura
deleite possa ser trabalhada de maneira significativa, sendo considerada como
recurso para formar novos leitores.; |