RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Projetos literários, leitura deleite e a formação de leitores no Ensino Fundamental: um estudo sobre as vivências do PIBID

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Peres, Géssica Fabiane;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Pacheco, Suzana Moreira;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1484476671529686;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Projetos literários, leitura deleite e a formação de leitores no Ensino Fundamental: um estudo sobre as vivências do PIBID;
metadataTrad.dc.description.resumo Com o objetivo de compreender a percepção dos professores acerca da leitura, o presente estudo buscou analisar como ocorrem os projetos literários destinados à leitura deleite na escola que, ao longo deste trabalho, intitulei como João Guimarães Rosa, no município de São Leopoldo (RS), para que, assim, fosse possível responder à seguinte problematização: de que forma a leitura é apresentada aos alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental da EMEF João Guimarães Rosa? No primeiro momento apresento as minhas experiências com a leitura e os motivos para estudar sobre este assunto. Logo, exploro os conceitos de Leitura Deleite e Projetos Literários, dialogando com o pensamento de pesquisadores e suas definições sobre tais termos. Em seguida, trago uma breve análise sobre a Base Nacional Comum Curricular, BNCC e suas propostas, referente à leitura no ensino fundamental. Então, destaco a metodologia de estudo realizada com seis professoras da EMEF João Guimarães Rosa, com a intenção de analisar como e se ocorrem projetos literários direcionados à leitura deleite. Utilizei os meus registros do diário de campo, enquanto bolsista do PIBID, questionários, interações pela plataforma WhatsApp e E-mail para a coleta de dados. Entre os achados da pesquisa, enfatizo a importância de políticas públicas que valorizem a leitura, formações continuadas para os professores e acervos literários de qualidade, para que assim se possa desenvolver projetos literários voltados à leitura deleite nas instituições de ensino. Por fim, concluo o estudo destacando minhas percepções ao desenvolver esta pesquisa, bem como alternativas possíveis para que a leitura deleite possa ser trabalhada de maneira significativa, sendo considerada como recurso para formar novos leitores.;
metadataTrad.dc.subject Formação de leitores; Projetos literários; Leitura deleite; Leitura;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-04-12;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12357;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Pedagogia;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics