Autor |
Sortica, Henrique Rodrigues; |
Orientador |
Brauer, Cristian Ricardo Nin; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5252744350686458; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Elaboração de material para monitores de alunos de inclusão nas aulas de física; |
Resumo |
Com o crescimento da inclusão de estudantes nas escolas precisa-se
desenvolver estratégias para melhorar o ensino para estes sem interferir diretamente
no trabalho do professor e dos outros alunos. Frente a este contexto, o presente
estudo tem como objetivo elaborar material adaptado para auxiliar os
monitores/acompanhantes de alunos de inclusão nas aulas de Física. Considerando
que, a presença desses monitores nas escolas é frequente, deve-se facilitar o trabalho
destes, visto que a maioria não tem ensino especializado nessa área. A elaboração
de material para as aulas de Física é um meio de auxiliar os monitores a
aperfeiçoarem o ensino para os alunos em inclusão. A fundamentação teórica para
desenvolver esta pesquisa foi sobre o que é inclusão, acompanhamento de alunos de
inclusão e adaptação inclusiva. Para atingir o objetivo proposto, esta pesquisa contou
com dois grupos de quatro estudantes de ensino superior, com potencial de serem
monitores, um fazendo uso do material elaborado pelo autor deste trabalho e o outro
sem. Ambos os grupos assistiram as videoaulas e responderam questionários
também de autoria do pesquisador deste estudo. Após foi feito um levantamento e
análise das respostas registradas nestes questionários. A partir desta pesquisa, foi
possível concluir que houve um rendimento superior dos monitores que utilizaram
material adaptado para responder as questões propostas durante as referidas
videoaulas, facilitando as explicações de Física mesmo para quem não tem estudo
específico nesta área.; |
Palavras-chave |
Inclusão; Material adaptado; Física; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2020-12-04; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11745; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Física; |