Autor |
Silva, Mariana Silveira; |
Orientador |
Andrighetti, Graziela Hoerbe; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5346175243293749; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A elaboração de tarefas baseadas em materiais autênticos: ampliando possibilidades de práticas sociais em uma aula de inglês para o ensino médio; |
Resumo |
O ensino de língua inglesa como língua adicional no Brasil é considerado
como um acesso ao mundo do conhecimento, pois, é nas aulas de inglês que os
alunos têm a oportunidade de refletir sobre o inglês que os cerca no mundo e de ler
textos em língua adicional que até então não conheciam. (SCHLATTER; GARCEZ,
2012). Entendendo que ao usar a linguagem, as pessoas realizam diversas práticas
sociais no cotidiano Clark (2000), e do pressuposto de que os estudantes de língua
adicional devem usar o inglês para poder desempenhar outros papéis na aula de
língua inglesa e fora dela, este trabalho tem o objetivo de analisar o papel que as
tarefas pedagógicas baseadas em textos autênticos desempenham no ensino de
inglês em contexto de escola regular. Para analisar os dados deste estudo, me afilio
com a definição de material autêntico dos autores Schlatter e Garcez (2009) e o
conceito de tarefa como um convite para agir no mundo: uma ação, um propósito
específico para um determinado interlocutor. (BRASIL, 2006). Para tanto, analiso a
elaboração de tarefas pedagógicas, a partir de uma perspectiva de ensino por
projetos (BARBOSA, 2004; FRIED-BOOTH, 2002; HERNÁNDEZ, 2004; NOGUEIRA,
2005; STOLLER, 2002), com base em textos autênticos, utilizada por mim em aulas
de inglês para o primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual. Os
resultados deste trabalham mostram que, através de tarefas baseadas em materiais
autênticos, ampliamos as possibilidades para que os alunos possam reconhecer
textos na língua inglesa, a partir de contextos, propósitos e interlocutores
específicos, e para que possam produzir também seus próprios textos,
compartilhando suas narrativas em inglês e interagindo com outras pessoas que
possam ler esses textos. Além disso, a exploração desses recursos autênticos,
através de tarefas pedagógicas, possibilita que os estudantes reflitam a respeito de
questões culturais e sociais envolvidas no inglês como língua adicional,
possibilitando aos alunos conhecer outras realidades, refletir sobre si e sobre a
língua em uso.; |
Abstract |
Teaching English as an additional language in Brazil is considered as an
access to the world of knowledge, because it is in English classes that students have
the opportunity to reflect on the English that surrounds them in the world and to read
texts in an additional language they didn't know until then. (SCHLATTER; GARCEZ,
2012). Understanding that in using language, people perform many social practices
on a daily basis (CLARK, 2002) and the assumption that these students should use
English in order to play other roles in and outside the English language class, this
paper aims to analyze the role that pedagogical tasks based on authentic texts play
teaching English in a regular school context. In order to analyze the data, I affiliate
the definition of authentic material by Schlatter and Garcez (2009) with the concept of
task as an invitation to act in the world: an action, a specific purpose for a given
interlocutor. (BRAZIL, 2006). Therefore, I analyze the design of pedagogical tasks,
from a perspective of project-based learning (BARBOSA, 2004; FRIED-BOOTH,
2002; HERNÁNDEZ, 2004; NOGUEIRA, 2005; STOLLER, 2002), based on authentic
texts, used by myself in English classes for the first year of high school groups at a
state school. The results of this study show that through tasks based on authentic
materials, we enlarge the possibilities for students to recognize English texts from
specific contexts, purposes and interlocutors, and to produce their own writing,
sharing their English narratives and interacting with others who can read these texts.
In addition, exploring these authentic resources through pedagogical tasks enables
students to reflect on cultural and social issues shared in English as an additional
language, enabling students to learn about other realities, reflect on themselves and
the language in use.; |
Palavras-chave |
Material autêntico; Elaboração de tarefas; Ensino de Inglês como língua adicional; Authentic material; Designing tasks; Teaching english as an additional language; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2019-12-03; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11514; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Letras; |