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"Que batida é essa que na propaganda é sensação? É claro que é o funk meu irmão": uma análise da cultura funk na propaganda televisiva brasileira

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Autor Lauxen, Karline;
Orientador Amaral, Adriana da Rosa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8210260553342144;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título "Que batida é essa que na propaganda é sensação? É claro que é o funk meu irmão": uma análise da cultura funk na propaganda televisiva brasileira;
Resumo O funk e a cultura que o cerca estão presentes em muitos momentos da vida cotidiana, inclusive nos meios de comunicação. A partir desta observação, a temática desta pesquisa abordou o funk na propaganda televisiva brasileira, além do crescimento, a mudança e a aceitação do gênero ao longo dos anos. Como objetivo, esta pesquisa se propôs a investigar de que forma o crescimento da cultura funk nos últimos anos afeta as propagandas televisivas das marcas brasileiras. A pesquisa desenvolvida, de caráter exploratório com âmbito qualitativo, foi realizada através da análise de conteúdo de comentários de comerciais televisivos veiculados no Youtube. Relacionou-se neste trabalho a história do funk e dos meios de comunicação, os conceitos de cultura, consumo, classes sociais, entre outros relevantes para alcançar os objetivos estabelecidos. Assim, foi possível identificar que a maior utilização do funk nos comerciais televisivos foi ocasionada pelo crescimento da cultura funk e a criação de seus subgêneros, o que gerou a maior aceitação dos comerciais pelos consumidores.;
Abstract Funk and the culture that surrounds it are present in many moments of life nowadays, including the media. Based on this observation, the theme of this research addressed funk in Brazilian television advertising, in addition to the growth, change and acceptance of the genre throughout the years. As the objective, this research aimed to investigate how the funk culture growth, in recent years, affects the television advertisements of Brazilian brands. The developed research, of an exploratory character with a qualitative scope, was carried out through content analysis of comments from television commercials aired on YouTube. In this work, the history of funk and the media, the culture concepts, consumption, social classes, among other concepts that helped to achieve the aims, were related. Thus, it was possible to identify that the greater use of funk in television commercials was caused by the growth of funk culture and the creation of its subgenres, which generated greater acceptance of commercials by consumers.;
Palavras-chave Jingle; Cultura; Comentários; Comerciais televisivos; Funk; Television commercials; Comments; Culture; Jingle;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-07-28;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11006;
Nivel Graduação;
Curso Publicidade e Propaganda;


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