Resumen:
O mercado de carnes bovinas tem importante papel na economia brasileira e, especialmente, na economia do Estado do Rio Grande do Sul. O Brasil é considerado o maior exportador mundial no segmento e o terceiro lugar em termos de consumo. Já o Rio Grande do Sul tem o maior consumo per capita de carnes bovina do país, mas a sua indústria tem perdido espaço no cenário nacional e mundial. Dessa forma, o objetivo desta tese foi o de identificar e propor possíveis estratégias competitivas, passíveis de serem adotadas na indústria de carne bovina, a partir das atividades já desenvolvidas na pecuária no espaço geográfico e econômico do RS. O método de pesquisa foi o estudo de caso único. Dentre os resultados obtidos, destacam-se a falta de articulação entre pecuária e indústria e a necessidade de criar mecanismos que conectem a pecuária, a indústria e toda a cadeia produtiva. Frente aos desafios, as estratégias possíveis elencadas são: criação de uma identidade de origem, elaboração de uma marca para o produto, padronização da produção, rastreabilidade e elementos que valorizem os atributos de diferenciação da carne bovina produzida no Rio Grande do Sul.