Resumo:
Este estudo investiga a inovação frugal nos setores de saúde e alimentos restritivos no Brasil. É um estudo exploratório com base em dados qualitativos. Para a estruturação da pesquisa foi realizada a revisão na literatura sobre inovação frugal e modelo de negócios. O método de pesquisa utilizado no presente trabalho foi estudo de múltiplos casos com micro e pequenas empresas que buscam por meio da inovação frugal formas de resolver problemas no âmbito da saúde e alimentação restritiva. Assim, foi possível identificar que para as empresas estudadas alcançarem a sustentabilidade econômica, é necessário oferecer serviços e produtos a diferentes clientes e renda social. Para as empresas da área da saúde, existe uma variada gama de produtos e serviços decorrente da demora, por parte dos órgãos reguladores, em liberar autorização para comercializar produtos neste segmento. As empresas que atendem diretamente os clientes finais não possuem tecnologias complexas em seus produtos ou serviços, mas precisam envolver o consumidor como coprodutor da solução. O contrário ocorre quando o produto desenvolvido é altamente complexo. Para um cliente, a reputação e o histórico da empresa definem a compra, o que é um desafio para essas novas empresas entrarem no mercado, criando a necessidade de buscar parceiros com reputação e bom histórico. Com base nas descobertas, foram indicadas as implicações acadêmicas e gerenciais e caminhos para pesquisas futuras.