Abstract:
Este estudo volta-se para eventos de letramento desenvolvidos em contexto de escola quilombola, com base nas manifestações de docentes e líder comunitário, buscando identificar e analisar as conexões possíveis entre as atividades escolares de linguagem e a realidade sociocultural do quilombo. Buscou-se também promover reflexões acerca das potencialidades suscitadas pelos eventos de letramentos analisados neste estudo para além do que já vem sendo realizado na escola. Nessa perspectiva, autores como Castilho (2008, 2011), Nunes (2010), Weschenfelder e Fabris (2017), Ladson-Billings (2008), dentre outros, dão suporte às análises em aspectos concernentes à Educação das Relações Étnico-Raciais. Kleiman (1997, 2001, 2007), Rojo (2004, 2009), Street (1984, 2013, 2010, 2014), respaldaram as análises sob a perspectiva dos Estudos de Letramento. Para o desenvolvimento deste estudo, foram analisadas entrevistas narrativas realizadas de forma remota com professoras do ensino fundamental sobre seu trabalho pedagógico, considerando o contexto em que atuam. Também foi realizada uma entrevista com o líder da comunidade, que contribuiu tanto com informações acerca de aspectos históricos, socioculturais e políticos do território quilombola quanto com a sua percepção sobre as relações que se estabelecem entre a escola e os moradores da localidade. Das entrevistas realizadas emergem elementos de ordem sócio-histórico-cultural, os quais se encontram imbricados à forma como os processos de letramento são desenvolvidos na escola. Ao relacionar esses elementos àquilo que vem sendo feito para integrar os saberes quilombolas às propostas de letramento trabalhadas na escola, entre os resultados, destacam-se movimentos pontuais das professoras em propor atividades de linguagem que se conectem às particularidades do contexto em questão. Em sua maioria, esses movimentos partem de iniciativas isoladas da escola, constatando-se a necessidade de uma ação coordenada, a qual depende também de políticas públicas municipais capazes de promover uma formação continuada aos docentes que atuam em um contexto de especificidades.