Resumen:
A indústria 4.0 vem impulsionando mudanças significativas nos modelos de negócios, permitindo às organizações aumentarem o grau de inovação de suas operações e se tornarem mais competitivas. O termo indústria 4.0 surgiu no ano de 2012 e é considerado um tema emergente e em desenvolvimento. Diante disso, conduzir projetos neste contexto é considerado um desafio, uma vez que, há um nível de incerteza muito alto em relação a estes projetos. A literatura caracteriza projetos desta natureza como projetos de inovação, em virtude da semelhança de suas características. Esta pesquisa teve como objetivo compreender como é gerenciado o portfólio de projetos de indústria 4.0 em uma empresa de manufatura de grande porte, que possui iniciativas consolidadas em relação a estes projetos. Utilizado a metodologia do estudo de caso, buscou-se identificar como a empresa conduz os projetos da indústria 4.0, quais as ferramentas utilizadas na etapa de seleção de ideias, orçamentação, alocação de recursos e balanceamento do portfólio, como estes projetos de indústria 4.0 convergem com a estratégia da empresa e qual o impacto destes projetos no portfólio da organização. Além disso, o estudo identificou os principais desafios inerentes a estes projetos. Os resultados que emergiram do caso foram comparados à literatura existente sobre gestão de portfólio de projetos de inovação. Os resultados apontam que não há divisão do portfólio de projetos por categorias, divergindo do que preconiza a literatura. Em relação as ferramentas, são utilizadas as mesmas ferramentas para avaliar projetos com características distintas e prevalece a utilização dos indicadores financeiros para a seleção dos projetos, mesmo que a literatura sugira que em projetos de inovação devam ser utilizadas ferramentas mais flexíveis. Os achados apontam que não há balanceamento de portfólio na empresa, contrariamente o que sugere a literatura. No que tange aos desafios enfrentados por estes projetos, eles convergem com a literatura e foram classificados como: desafios tecnológicos, desafios financeiros, alteração de competências dos colaboradores e desafios culturais.