Abstract:
O concreto têxtil (TRC) é um composto de matriz cimentícia com adição de fibras longas orientadas produzidas com multifilamentos. Este compósito é capaz de produzir elementos esbeltos, com reduzidas espessuras, e importantes características mecânicas de elevada durabilidade. O presente trabalho tem como objetivo avaliar de modo experimental as características de dois têxteis de vidro álcali resistentes (AR) com diferentes aberturas de malha, bem como a influência nas propriedades mecânicas quando empregados como reforço com diferentes quantidades de camadas em uma matriz cimentícia, a fim de obter parâmetros de eficiência a serem considerados em dois modelos de dimensionamento estrutural analítico. O programa experimental foi desenvolvido em etapas, sendo na inicial, os têxteis foram caracterizados quanto geometria com auxílio de microscópio digital e a resistência à tração direta, tanto no fio isolado quanto no têxtil, para ambas as orientações, trama e urdidura. A resistência à compressão e módulo de elasticidade da matriz cimentícia foram determinados nas idades de 7, 28 e 91 dias. Na etapa seguinte, foram moldados corpos de prova de TRC, para caracterização da resistência à tração e à flexão. Foram produzidos contendo uma e duas camadas do têxtil AR122 e com até quatro camadas do têxtil AR192, com os têxteis posicionados nas duas orientações. Os resultados obtidos foram satisfatórios a partir de duas camadas, pois caracterizaram propriedades desejadas de concreto têxtil. A etapa três, com base nos resultados anteriores, moldou-se painéis com dimensões de 500 x 1000 mm, com espessura de 20 e 30 mm, contendo duas e três camadas do têxtil AR192, a fim de determinar a resistência à flexão. Foi utilizado apenas o têxtil AR 192, porque apresentou resistência mecânica superior em relação ao têxtil AR122. Por fim, na última etapa, com base nos resultados das etapas anteriores, foi possível obter os coeficientes de eficiência k1 e FPI, como subsídios para procedimentos de dimensionamento analíticos. Os resultados teóricos apresentaram comportamento satisfatórios e condizentes com os resultados experimentais, sendo possível a inserção dos coeficientes para dimensionamento de elementos de painéis.